Por Danilo Pecorari*
A Black Friday, ao longo dos anos, consolidou-se como um dos eventos de compras mais aguardados em todo o mundo. De acordo com dados da MField, a expectativa de compra durante esse período revelou um crescimento significativo de 32,2%. No entanto, a verdadeira questão que se apresenta às áreas comerciais e de marketing é: estão elas preparadas para atingir seus objetivos de vendas? As metas estabelecidas serão realmente alcançadas? E, mais importante ainda, como manter os clientes no centro do processo de faturamento para garantir que o ciclo de compra não se encerre abruptamente?
A Estratégia Crucial: Hiperpersonalização Multicanal
Uma abordagem eficaz para manter o ciclo de vendas ativo pós-Black Friday é a hiperpersonalização multicanal das comunicações financeiras. Essa estratégia coloca a jornada financeira do cliente como ponto de partida para a construção de um relacionamento sólido entre a empresa e o cliente. Todos, em algum momento, precisam lidar com suas contas financeiras, e é nesse momento que o reengajamento se torna fundamental.
Desde a fatura do cartão até uma simples comunicação financeira, esse canal direto pode ser uma oportunidade valiosa para dar continuidade ao ciclo de compra. A fatura tem uma taxa de abertura de 41% em média, se comparada a comunicações de marketing com 25% em média, e é aqui que a personalização 1:1 se destaca como um diferencial notável.
A comunicação financeira como um canal potencializador da jornada de compra
Explorar esse canal de comunicação é essencial para envolver os usuários. Além de recuperar aqueles que abandonaram o carrinho de compras anteriormente, a comunicação financeira pode informar sobre a disponibilidade de produtos em estoque, aproveitar descontos e sugerir novidades para datas comemorativas futuras, como Cyber Monday, Natal e outras ocasiões especiais. As possibilidades são praticamente infinitas.
Automatização para eficiência
É fundamental oferecer uma automação completa para a gestão do fluxo de comunicação financeira multicanal, integrada a campanhas hiperpersonalizadas. Plataformas SaaS, nesse contexto, permitem a inserção de campanhas ultra segmentadas, criando oportunidades para envolver e retomar os usuários no estágio final da jornada de compra.
O mercado está cada vez mais reconhecendo a importância da personalização em diversos setores, não se limitando apenas à Customer Experience (CX) ou marketing, mas abrangendo todas as áreas. A relevância disso é evidente em experiências únicas para cada usuário, comunicações claras, sem atritos e altamente personalizadas.
A evolução do mercado e a personalização em diversos setores
O reconhecimento da importância da personalização não é uma exclusividade do setor financeiro. A tendência atual se estende a diversos setores, transcendendo fronteiras tradicionais. Essa abordagem personalizada não apenas aprimora a experiência do cliente, mas também estabelece um novo padrão de comunicação eficaz e centrada no cliente.
Relacionamento financeiro das empresas no pós-Black Friday
Em última análise, a comunicação financeira pós-Black Friday não deve ser vista como uma mera formalidade, mas sim como uma extensão vital da experiência do cliente, além da oportunidade de retornar o cliente para o funil de vendas. Investir em estratégias de hiperpersonalização multicanal e automação eficiente não apenas mantém o ciclo de compra ativo, mas solidifica a lealdade do cliente e estabelece um padrão elevado para a excelência no relacionamento financeiro com o consumidor. No cenário pós-Black Friday, onde a competição é intensa, a verdadeira diferenciação surge na capacidade de manter a chama do relacionamento acesa por meio de comunicações financeiras eficazes e altamente personalizadas.
*Danilo Pecorari é CEO da :hiperstream. Com vasta experiência em Tecnologia da Informação, já atuou em segmentos como Marketing Digital, E-commerce, Gestão Corporativa e Inteligência de Dados.
Sobre a :hiperstream
A :hiperstream foi fundada para transformar o relacionamento mais importante que uma empresa tem com o seu cliente: o financeiro. Por meio de uma plataforma 100% SaaS com foco na jornada do dado financeiro, validação e comunicação omnicanal inteligente, cria uma jornada sem erros com uma experiência altamente engajadora e hiperpersonalizada.
Como consequência de uma inundação de comunicações, é muito desafiador atrair a atenção do consumidor final. A fatura/cobrança é, hoje, o relacionamento entre empresa e seus clientes, capaz de gerar, de forma orgânica, mais engajamento. A :hiperstream Cloud Platform proporciona segurança, satisfação do cliente, um novo canal de vendas, experiência do consumidor e excelência em atendimento.
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