O final de ano se aproxima e com ele as tradicionais celebrações. É justamente nesta época que o consumidor tem o hábito de intensificar as compras. E uma das modalidades de pagamento utilizada é o cartão de crédito, que é um grande aliado se usado de forma planejada e controlada, de acordo com especialistas. No entanto, é preciso atenção redobrada no uso para evitar cair em fraudes e golpes.
Somente em julho de 2023, o Brasil sofreu 785.289 tentativas de fraude, alta de 3,4% em comparação com o mês anterior. O setor de “Bancos e Cartões” foi o alvo preferido dos criminosos, haja vista que cinco em cada dez tentativas foram direcionadas ao segmento (51,5%), resultando em uma ocorrência a cada 6,6 segundos. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian.
“Agora no final do ano, todo cuidado é pouco na hora de utilizar o cartão de crédito nas compras online ou em lojas físicas, principalmente em épocas de grandes promoções, como a Black Friday”, alerta a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos. Ela explica que é importante jamais revelar o código de segurança (CVV) de três dígitos que fica no verso do cartão e não deixar a senha anotada junto ao cartão.
Outra dica é sempre verificar a idoneidade dos estabelecimentos comerciais presenciais ou via internet. Além disso, a executiva recomenda que o consumidor não empreste o cartão para ninguém, inclusive para os atendentes das lojas, como forma de prevenção contra clonagem.
Carolina Ramos orienta também cuidados com mensagens de ofertas e anúncios de produtos que chegam via e-mails, WhatsApp e SMS, pois podem conter links maliciosos que roubam dados dos usuários. É o chamado phishing, ação fraudulenta muito comum na atualidade. “A conferência mensal da fatura e do extrato do cartão de crédito é essencial também. Em caso de movimentação suspeita, o bloqueio do cartão tem de ser feito imediatamente”, diz.
Planejamento
Se usado de forma planejada e controlada, o cartão de crédito é um ótimo aliado na hora da compra. Caso contrário pode se tornar um vilão em termos de endividamento. Portanto, saber usá-lo de forma adequada é fundamental, segundo Carolina Ramos.
De acordo com a executiva, para muitas pessoas o cartão de crédito é visto de forma incorreta, como um complemento da renda mensal. “É preciso esclarecer que o limite dessa modalidade de pagamento não é um segundo salário. Na verdade, o cartão é um facilitador na hora das compras. Ele possibilita o parcelamento do pagamento, inclusive contribui no controle dos gastos futuros”, explica.
Viagem
Com a chegada do final de ano, muitas pessoas viajam. Nesse caso, o cartão de crédito é muito utilizado na compra de passagens. Na Unicred, os cooperados contam com vantagens ao utilizarem essa modalidade de pagamento, como o programa fidelidade Único que passou por reformulação neste ano. Além de acumular pontos a cada uso, estes pontos também podem ser utilizados para troca em produtos e passagens aéreas.
Entre outras vantagens do programa estão o resgate de pontos para a previdência privada da Unicred, o Precaver, e a troca de pontos por Cota Capital. De acordo com Carolina Ramos, o objetivo é trazer mais vantagens para os cooperados que utilizam seus cartões e incentivar o resgate de quantidades maiores de pontos. “Um fato interessante é que 40% dos pontos utilizados são trocados por milhas de companhias aéreas”, afirma.
Sobre a Unicred – A Unicred é uma instituição financeira cooperativa cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados. Conta, atualmente, com quatro centrais, 30 cooperativas, 358 unidades de negócios e mais de 289 mil cooperados, além de uma Confederação Nacional – Unicred do Brasil. Uma das centrais é a Unicred Central Multirregional, com sede em Belo Horizonte, que possui 10 singulares, 118 pontos de atendimento e está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Maranhão, além do Distrito Federal.
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