Abril de 2024 – O SEO Local é uma estratégia de otimização de sites para melhorar o posicionamento e a visibilidade de uma marca em buscas locais, ou seja, aquelas que levam em conta a localização do usuário ou a intenção geográfica da procura. De acordo com a pesquisa Kantar Google Smart Shopper, cerca de 59% das visitas às lojas físicas são influenciadas pela busca do Google.
Com a proposta de ajudar empresas que desejam fortalecer sua presença online e atrair clientes em suas regiões específicas, a Gofind, empresa de soluções Online-to-Offline, mostra como usar o Google para melhorar sua estratégia de SEO Local:
1. Crie uma conta no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e essencial para quem quer fazer SEO Local. Com ela, é permitido criar e gerenciar o perfil da empresa no Google, que aparece nos resultados de busca e no Google Maps. Permite, também, que os usuários vejam informações como nome, endereço, telefone, horário de funcionamento, avaliações, fotos e muito mais.
2. Otimize o perfil no Google Meu Negócio
Depois de criar a conta, será preciso otimizar o perfil para que ele seja mais relevante e atraente para os usuários e para o Google.
Mantenha as informações atualizadas: Verifique se as informações da empresa estão corretas e completas e atualize-as sempre que houver alguma mudança, pois isso ajuda a transmitir confiança e credibilidade aos usuários e ao Google;
Adicione fotos e vídeos: As fotos e os vídeos são elementos visuais que ajudam a mostrar o negócio e a chamar a atenção dos usuários;
Solicite e responda às avaliações: As avaliações são um fator importante para o SEO Local, pois influenciam na reputação, na confiança e no ranqueamento da empresa;
Use as postagens e as ofertas: As postagens e as ofertas são recursos que permitem publicar conteúdos relevantes e promocionais no seu perfil, assim como novidades, eventos, produtos, serviços e descontos.
3. Analise os dados do Google Meu Negócio
Além de criar e otimizar o seu perfil, é preciso analisar os dados e os resultados da sua estratégia de SEO Local. Para isso, pode-se usar o Google Analytics e o painel de insights do Google Meu Negócio.
O Google Analytics é uma ferramenta que permite coletar e analisar dados sobre o tráfego e o comportamento dos usuários no seu site. Com ele, é possível ver informações como número de sessões, taxa de rejeição, duração média da sessão, páginas por sessão e taxa de conversão por canal de aquisição, incluindo o Google Meu Negócio.
Já o painel de insights do Google Meu Negócio permite ver e entender como os usuários encontram e interagem com o seu perfil. Por meio dele, é possível ter acesso a informações como número de visualizações, cliques, chamadas, solicitações de rotas, fotos, avaliações e perguntas e respostas.
Sobre a Gofind
Com mais de 2 milhões de produtos de 400 marcas e 2 milhões de varejos integrados em sua plataforma, a Gofind dá mais poder ao marketing das marcas com soluções O2O (online to offline) para aumentar o fluxo de pessoas nas lojas físicas, incrementando vendas e market share. Desde 2015 no mercado, tem apoiado marcas como Heineken, Heliar, MSD, Wickbold, Saint-Gobain e Bosch.