Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»Como reter o cliente em um mercado de tanta concorrência
NEGÓCIOS

Como reter o cliente em um mercado de tanta concorrência

13/09/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

É fato que o mercado anda cada vez mais competitivo, depois que o mundo digital invadiu nossas vidas e escolhas. Nesse cenário, é natural que empreendedores se dediquem a focar cada vez mais na captação de clientes. Mas, para o estrategista em marketing, Jaime Bouquard, isso não é suficiente. “Eu acredito que focar em reter o seu cliente te faz andar para frente. Você conquista um cliente e coloca todo seu foco e energia nele. Nesse momento, acaba se esquecendo do cliente que já estava na sua base. Ganha um e perde um, então você fica sempre andando para o lado e nunca crescendo de fato”, afirma ele
De acordo com o profissional, de maneira geral, perde-se venda ou serviço de antigos clientes, sobretudo, por falta de inovação. Outras razões, para ele seriam que, muitas vezes, o relacionamento, o atendimento deixa de ser proativo e solícito, deixando de apresentar novas soluções para atender.
O estrategista pontua que os tipos de serviços, que mais precisam desse tipo de estratégia de retenção são aqueles que eles trabalham com recorrência. “Academias, dentistas que fazem tratamentos prolongados, o próprio advogado de uma empresa, serviços de assessoria, consultoria, pessoas de RH, serviço de TI e diversos outros precisam atentar para essa atenção e retenção”, exemplifica.
Mas é no varejo, onde Jaime enxerga o maior gargalo nessa questão da retenção, que aqui podemos até chamar de fidelização do cliente. “Por exemplo, numa cidade um pouco menor, ou um segmento muito específico, vamos imaginar alguém, que abriu uma empresa no ramo de alimentação vegana. Para que essa empresa possa crescer e ter uma vida mais próspera e duradoura nesse mercado é importante que ela não tenha ali simplesmente um ganho de cliente, mas sim um cliente, que seja contínuo com ela. É fundamental conseguir focar na retenção”, atenta ele.
E como fazer? O profissional explica que, um bom mecanismo para você poder conseguir tanto acompanhar quanto promover a fidelização do cliente é não parar de vender para ele. Sempre buscar oferecer um serviço diferente daquilo que ele já contratou. Outra possibilidade, citada por ele  é sempre trazer essa promoção através da publicidade, não deixar de mostrar ao cliente que você é ainda a melhor opção do mercado. “Ele tem que ter sempre isso muito claro na mente dele”.
Um bom software, segundo Jaime Bouquard, consegue demonstrar para o empreendedor qual está sendo a recorrência do cliente, se ele está comprando na empresa e se está retornando, ou se está tendo um nível muito grande de pessoas que chegaram, mas que não foram fidelizadas. “Um bom outro tipo de acompanhamento, que pode promover essa questão da fidelização é você ter o ‘mundo da próxima vez’, sempre oferecendo algo novo para o retorno desse cliente”, conclui.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AMANDA MARIA SILVEIRA
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
EM DESTAQUE

Cristina Fürst lança "Êxtase", agora em Niterói/RJ e São Paulo, pelo selo feminino Maat, da Ibis Libris Editora, trazendo contos e crônicas, poemas e aforismos.

19/10/20230

FreeBrands e Nomad unem forças e proporcionam ​experiência diferenciada para os viajantes

07/08/20240

E-commerce: como a IA pode otimizar processos e alavancar vendas?

25/05/20240

Avanços e desafios futuros na recuperação de crédito

18/12/20230

TEMPO E CLIMA: Segunda-feira (9) prevista com chuvas em algumas áreas do Sudeste

06/10/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.