Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»SHOPPING»Como meu produto chegou até aqui? Descubra a logística que transforma cliques em entregas
SHOPPING

Como meu produto chegou até aqui? Descubra a logística que transforma cliques em entregas

20/03/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O comércio eletrônico revolucionou a forma como consumimos produtos, tornando a compra online uma experiência prática e, muitas vezes, até mais barata. Em 2023, os e-commerces na América Latina movimentaram US$ 479 bilhões, com o Brasil liderando o ranking movimentando US$ 275 bilhões. A expectativa é que até 2026 a América Latina movimente US$ 870 bi no comércio eletrônico. Os dados são do estudo do PagSeguro, o E-commerce and Payment Landscape in Latin America.

Por trás de tanta demanda, existe uma complexa cadeia de serviços. Após a aprovação do pagamento, o passo seguinte envolve a preparação do pedido pela loja. Os produtos escolhidos são retirados do estoque, embalados de forma segura e etiquetados para envio. Essa etapa é fundamental para garantir que os produtos cheguem em perfeito estado nas mãos do consumidor.

Após a aprovação do pagamento, o passo seguinte envolve a preparação do pedido pela loja. Os produtos escolhidos são retirados do estoque, embalados de forma segura e etiquetados para envio. Essa etapa é fundamental para garantir que os produtos cheguem em perfeito estado nas mãos do consumidor. 

Em seguida, entra em cena o setor de logística, um dos pilares mais importantes do comércio eletrônico. “Somos responsáveis  pela gestão e transporte dos produtos desde o centro de distribuição até o consumidor final. Isso inclui a escolha do meio de transporte mais eficiente , o rastreamento dos produtos em tempo real e o gerenciamento para atender os prazos dos pedidos. Tudo isso, avaliando cada operação como única”, diz Clóvis Severino, diretor comercial da Solistica, maior operadora logística com soluções 3PL da América Latina.

Depois que o pedido está pronto, os operadores logísticos coletam os itens e os levam para centros de distribuição regionais ou diretamente para transportadoras, responsáveis por encaminhar os produtos até o consumidor. Trata-se do estágio mais complexo, pois envolve  sistemas de rastreamento e gerenciamento de estoque, permitindo que cada passo da jornada seja acompanhado em tempo real. Isso viabiliza que tanto os vendedores quanto os consumidores saibam exatamente onde seus produtos estão, a qualquer momento — e mostrando o papel fundamental da tecnologia no caminho.
 

Datas sazonais e celebrativas
À medida que as datas sazonais se aproximam, como Dia das Mães e Páscoa, a pressão sobre o setor de logística aumenta exponencialmente. As empresas de transporte têm que lidar com um volume de entregas muito maior do que o habitual, e a logística se torna ainda mais desafiadora. É por isso que muitas empresas começam a se preparar com antecedência, otimizando seus processos, contratando pessoal temporário e investindo em treinamento para atender a alta demanda com a mesma qualidade.

“A eficiência de cada etapa de serviços, com influência direta das tecnologias e inovações, permite que a logística e a distribuição sejam realizadas com excelência, inclusive em datas de alta demanda, mantendo a competitividade e alcance a lucratividade. Todos os participantes dessa cadeia de suprimentos — fornecedores, produtores e agentes de logística e transporte — devem ter o objetivo de entregar as mercadorias dentro do prazo estabelecido”, explica o diretor comercial da Solistica.

Clóvis reafirma o papel central da logística no bom desempenho do e-commerce, tanto nos números atuais quanto nas projeções para os próximos anos. “Mesmo sendo um processo complexo que envolve muitas etapas, a compra online faz parte do dia a dia dos consumidores, e trabalhar para oferecer um serviço eficiente é fundamental, inclusive em grandes eventos”, conclui.
 

Sobre a Solistica

A Solistica é um operador logístico integral da América Latina com soluções 3PL. Presente com forte atuação no Brasil, Colômbia, México e no Centro Latino, oferecem segurança, inovação e flexibilidade nos atendimentos aos mais de 4 mil clientes para toda a cadeia de abastecimento através de Armazenamento, Transporte e Distribuição FTL e LTL, Soluções Multimodal, Serviços de Valor Agregado, Manutenção Veicular e Logística Internacional. A Solistica é uma empresa FEMSA, agregando valor econômico e social em suas operações com estratégia em negócios sustentáveis baseada em sua cultura e valores com mais de 23 mil colaboradores.

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Dia das Mães deve impulsionar vendas no varejo e shoppings preveem crescimento de 8%

08/05/2025

Recife Outlet apresenta seleção de presentes especiais para as mães

08/05/2025

Paulista North Way tem presentes exclusivos e personalizados para o Dia das Mães 

08/05/2025
EM DESTAQUE

Priscila Tantão, Musa do Atlético-GO, estreia nova fase em ensaio sensual de tirar o fôlego

15/11/20240

Vai fazer as malas para as férias escolares? Veja 6 dicas para comprar itens essenciais com segurança e economia

22/07/20240

Franquias baratas para quem quer ganhar mais de R$10 mil por mês

11/03/20250

Mineração no Pará: R$ 32 bilhões impulsionam economia e perspectivas locais

31/08/20230

Polícia de SP prende trio que trocava etiquetas de malas para enviar drogas ao exterior

26/11/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.