Durante a celebração do Dia Internacional da Educação Católica, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) anunciou o lançamento do livro “Como fermento na massa: a missão evangelizadora das escolas católicas no Brasil”, que traz uma amostra sobre o impacto das redes escolares associadas no cenário educacional brasileiro.
Além de sua tradição centenária no país, a qualidade do ensino católico é amplamente reconhecida. As escolas católicas investem profundamente na formação integral de crianças, adolescentes e jovens. Através de um projeto educativo de médio e longo prazo, as escolas promovem o convívio social respeitoso, incentivam ações de voluntariado, entre outras medidas para formar cidadãos que tenham um impacto positivo na sociedade.
Dessa maneira, seus espaços escolares se tornam centros de educação para a vida, para o desenvolvimento cultural, para a formação profissional, para o empenho pelo bem comum e para o cuidado da Casa Comum — apresentando-se como verdadeiras comunidades educativas, nas quais as experiências de aprendizagem se alimentam da integração entre pensamento, pesquisa e vida.
O livro conta com relatos de 30 redes de educação católica ligadas às Congregações e às Dioceses. Elas representam uma amostragem significativa das mais de 1.000 escolas de Educação Básica associadas à ANEC. Atualmente, a ANEC conta com mais de 80 Instituições de Educação Superior Católicas (IES), 1 milhão de alunos e conta com mais de 200 mil profissionais, em cerca de 350 mantenedoras. Além dos 11 hospitais, acompanha 172 obras sociais.
Cada relato busca informar sobre quatro aspectos importantes no contexto educacional católico: histórico da Rede; Currículo Evangelizador; Vida Pastoral; e Expandindo a Identidade. O objetivo do material é apresentar como as escolas católicas promovem o Reino de Deus conduzindo e apascentando estudantes, familiares e educadores num caminho de fé seguro e criativo.
Vale ressaltar ainda que, diferentemente do “fermento dos fariseus e saduceus” (Mt 16, 6), que era a falsidade e a hipocrisia, o fermento das escolas católicas só produz bondade e verdade na vida daqueles que se ligam a essas instituições. Como “verdadeiras comunidades eclesiais formadoras de discípulos-missionários”, as escolas católicas brasileiras contribuíram, contribuem e contribuirão para fortalecer a Igreja do Brasil.
“Que esta obra possa inspirar e estimular a rede de escolas católicas do Brasil e da América Latina a fomentar o dinamismo pastoral, dando protagonismo às crianças e aos jovens, como recorda o poeta Manoel de Barros: “as coisas que não têm nome” são mais bem pronunciadas por eles”, disse o Card. José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, sobre o lançamento da ANEC.
Livro:
Como fermento na massa: a missão evangelizadora das escolas católicas e confira o impacto pastoral da Educação Católica no Brasil!
Acesse:
Sobre a ANEC
A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter educacional e cultural, representante da Educação Católica no Brasil, e reunida em comunhão de valores com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
A instituição atua em favor de uma educação de excelência para promover uma educação cristã e humanista, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAMELA CRISTINA ALVES DA SILVA GAMA
pamela@comunicacaoconectada.com.br