Com o avanço das discussões sobre mudanças climáticas, surge a necessidade das empresas encontrarem formas para reduzir a emissão de carbono. Afinal, há diversos setores da economia que contribuem para esse problema, mas alguns se destacam por suas altas emissões, como é o caso do setor energético, transportes e agricultura.
A emissão de dióxido de carbono (CO2) é uma das principais causas do aquecimento global e das mudanças climáticas.
Para o diretor técnico da Setera, empresa de telemetria de transportes, Pedro Silva, sustentabilidade ambiental é uma prioridade no mercado, e a telemetria está desempenhando um papel fundamental nesse processo.
Na Setera, com tecnologia de ponta, que permite o monitoramento e a otimização do uso de recursos, a telemetria de transportes não apenas melhora a eficiência operacional, mas também acaba contribuindo diretamente para práticas mais ecológicas e sustentáveis. Veja como isso acontece:
Monitoramento e redução do consumo de combustível
Essa é uma das principais atividades feitas pela telemetria, por essa razão a sua capacidade de monitorar o consumo de combustível de frotas e equipamentos é uma das mais relevantes para o meio ambiente. Fornecendo dados precisos sobre o uso de combustível, a tecnologia consegue ajudar as empresas a identificar ineficiências e a implementar estratégias que reduzam o consumo. Essa ação diminui a quantidade de emissões de dióxido de carbono liberadas na atmosfera, contribuindo para a mitigação de mudanças climáticas mais drásticas.
Otimização de rotas e redução de emissões
Uma função da telemetria que também está ligada a redução do consumo de combustível é a sua otimização de rotas de transporte. Ao ter a capacidade de rastrear e analisar trajetos em tempo real, as empresas podem planejar as suas rotas de forma mais eficiente, que resultam em menor consumo de combustível e em menores emissões de carbono. A redução do tempo de viagem junto com a minimização do tráfego também contribuem para um menor impacto ambiental.
Manutenção preventiva e aumento da vida útil dos equipamentos
A manutenção preventiva, facilitada pela telemetria, é um fator importante na redução de emissões, considerando que os equipamentos e veículos que funcionam de maneira eficiente tendem a emitir menos poluentes. Ao monitorar constantemente o estado de operação dos ativos, as empresas podem realizar manutenções preventivas, garantindo que os equipamentos operem dentro dos padrões de eficiência. A manutenção, além de tudo, reduz a necessidade de substituições frequentes, colaborando para a sustentabilidade.
Sobre a Setera
Com mais de quinze anos de expertise em todo o Brasil e profissionais que estão no ramo há mais de 20 anos, a Setera é uma empresa líder em soluções de telemetria para gestão de frota com ênfase em economia e segurança. A Setera tem se destacado por sua capacidade de fornecer soluções inovadoras e eficazes para as empresas que operam frotas de veículos pesados.
Telefone: (31) 99636-1108
Site: https://www.setera.seg.br/index.html
E-mail: contato@setera.seg.br
Instagram: @seteratelemetria
Facebook: Setera Telemetria
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JANAINA GRACIELA MORO
Morojanaina@yahoo.com.br