Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
  • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
  • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
  • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
  • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
  • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
  • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»TECNOLOGIA»Como a inteligência artificial generativa pode ser integrada em empresas de marketing?
TECNOLOGIA

Como a inteligência artificial generativa pode ser integrada em empresas de marketing?

16/09/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A popularização de ferramentas e soluções digitais criadas a partir de tecnologias disruptivas como a inteligência artificial corrobora o movimento de transição que consolida a nova fase Web3 na internet. Antes do furor provocado no mercado pelo lançamento do ChatGPT, em 2022, vimos uma tentativa (em andamento) de inserção de outras iniciativas, como o metaverso do Facebook (agora Meta). 

O uso de tecnologias disruptivas é uma realidade inegável para empresas no momento atual de transição do espaço web, principalmente no setor de marketing. A corrida pela adoção de soluções como o ChatGPT é prova dessa transformação, em que ferramentas utilizam sistemas autônomos de linguagem comum para desenvolver imagens, vídeos e textos. 

Dessa forma, apresento cinco setores vitais do marketing onde a IA generativa desencadeará mudanças estruturais no processo de execução de atividades nos próximos anos. Antes disso, fica a reflexão: será que alguma profissão corre risco com o domínio da inteligência artificial? 

 

IA generativa na automação de atividades 

Recursos como o ChatGPT criam parâmetros de produção de conteúdo no espaço web, os quais são aperfeiçoados de forma constante com base em atividades anteriores exercidas pela ferramenta. Isso possibilita sua integração na automação de processos do marketing, por exemplo, permitindo a customização autônoma de campanhas e a personalização de mensagens. 

 

Uso na publicidade paga 

Segmentos como a publicidade paga também já sentem os impactos do uso de ferramentas de inteligência artificial, que são usadas para gerar anúncios automaticamente. O aprendizado permanente dessa tecnologia permite ainda a otimização de anúncios baseada no gerenciamento inteligente de dados. 

 

Copywriting 

O copywriting é a força motriz que impulsiona o marketing, desempenhando tarefas cruciais de redação publicitária. Com a adesão de ferramentas de IA generativa nesse segmento, é possível criar blog posts com personalização da atividade, incluindo desde o tom da escrita até técnicas de SEO. Isso vale para a criação da descrição de produtos de e-commerce, uma tarefa já desempenhada pela inteligência artificial com maestria. 

 

SEO também será afetado? 

O SEO é responsável por direcionar campanhas, além de delimitar o público-alvo e posicionar a publicação de forma competitiva nos motores de busca. O uso de inteligência artificial nessas atividades consiste em pesquisar palavras-chave e personalizar conteúdos. 

 

Vídeos automáticos 

Além de textos, a cada dia, as ferramentas de IA generativa apresentam sólida evolução no desenvolvimento de imagens e vídeos de alta qualidade.  
 

Assim como a chegada do computador nas redações jornalísticas (substituindo as antigas máquinas de escrever), ferramentas de inteligência artificial devem reestruturar profundamente setores estratégicos como o marketing. No entanto, ainda é precipitado concluir que a tecnologia apresenta uma verdadeira ameaça a determinadas profissões. Por outro lado, há de se concordar que uma reorganização dessas funções não deve ser descartada em um futuro breve. 

 

*Adilson Batista é especialista em inteligência artificial – [email protected]  

Sobre Adilson Batista 

Nascido em 1976, na cidade de São Paulo, Adilson Batista é um especialista em inteligência artificial que une três capacidades distintas em seu trabalho: design, tecnologia e estratégia de negócios. Foi vice-presidente da Wunderman e diretor de estratégia digital da Young & Rubicam, atualmente VML. Foi fundador e CEO da agência digital Today e hoje ele está à frente de sua consultoria, a Adbat, e de projetos voltados para negócios digitais. Para mais informações, acesse: https://www.linkedin.com/in/adilson/ ou https://www.adbat.com.br/. 

 

Informações à imprensa

NB Press Comunicação 

Tel.: +55 11 99419-5757 

E-mail: [email protected] 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

08/05/2025

IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

08/05/2025

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

08/05/2025
EM DESTAQUE

Empresas globais em alerta: resiliência dinâmica é nova arma contra riscos exponenciais

25/10/20240

FPM: projeto de lei complementar garante repasse extra de R$ 27 bilhões aos municípios

05/10/20230

Novo PAC: investimentos em ferrovias podem chegar a R$ 94 bi até 2026

16/01/20240

Jornada com o Sistema Comércio na Expo Usipa 2024 capacita empresas da região

19/07/20240

MDX marca presença na Exposec 2024 com inovações e tendências do mercado de segurança

22/04/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log

09/05/2025

NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação

09/05/2025

Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.