A Olecoin, plataforma descentralizada para futebolistas, anunciou nesta quinta-feira (25) o lançamento do Olefoot, o primeiro fantasy game de futebol com versão tap-to-earn (toque para ganhar, em português). Na prática, os usuários poderão criar seus próprios times online onde todos os jogadores, do goleiro ao atacante, serão tokens colecionáveis não-fungíveis (NFTs) de atletas reais, sendo eles profissionais ou não.
O projeto foi desenvolvido na infraestrutura da Chiliz Chain, blockchain líder mundial para a indústria do esporte e entretenimento, e tem como objetivo aumentar as possibilidades de engajamento de torcedores com seus jogadores preferidos e criar uma nova fonte de receita para atletas através da gamificação web3. O anúncio foi realizado na tarde desta quinta-feira (25) durante o Blockchain Rio com a presença de Diego Lugano, ex-jogador campeão mundial pelo São Paulo em 2005 e embaixador da Olecoin.
Em alta no mundo cripto, os jogos tap-to-earn possuem uma mecânica simples de entender: basta tocar na moeda ou ícone no centro da tela do celular para ganhar pontos ou até mesmo criptoativos dentro do jogo. Por conta da fácil jogabilidade e possibilidade de prêmios valiosos, os jogos tap-to-earn têm atraído milhões de usuários ao redor do mundo.
Fantasy game com NFTs de jogadores reais
O que torna o Olefoot ainda mais inovador é o uso de NFTs de jogadores reais, sejam jogadores em começo de carreira, profissionais, ou mesmo ex-jogadores. Além disso, cada NFT contribui diretamente para o patrocínio e apoio de talentos em ascensão, além de um mercado onde diferentes atletas terão mais visibilidade e novos meios de receita.
Dentro do Olefoot, será possível encontrar os mesmos jogadores de futebol em épocas diferentes, como na linha de tokens do ex-jogadores como o próprio Diego Lugano e Robert, campeão brasileiro com o Santos, em 2002. A plataforma contará com diversos novos criptoativos em seu universo e um modelo de sustentabilidade econômica seguro para proporcionar uma experiência ainda melhor aos usuários
O projeto também empenhará foco no futebol feminino, permitindo que os usuários possam escolher as principais jogadoras, de acordo com estratégias e variações disponíveis no jogo. A integração de gêneros e faixas etárias culmina nos primeiros passos da criação de um novo universo para o futebol, agora em um ambiente de mais oportunidades.
Com a criação de NFTs para jogadores profissionais, ex-jogadores e aspirantes a atletas, o Olefoot democratiza o acesso a oportunidades comerciais na nova era de digitalização de ativos da indústria esportiva.
André Figer, mentor do projeto desde 2019, afirmou: “Nossa proposta com o Olefoot é mostrar ao mercado um novo meio de usabilidade para os NFTs de futebol. Até então, os detentores desse tipo de token apenas aguardavam uma movimentação no mercado. Agora, nós estamos dando a opção de, além de vários benefícios, as pessoas comprarem um NFT para usar nos seus times no fantasy game. E aí, como no futebol, os times mais bem montados ganham prêmios nas nossas ligas. O que transforma a experiência da posse dos NFTs e os traz para um ambiente mais divertido como o do futebol.”
Figer prossegue: “Nós acreditamos que unir a paixão pelo futebol com uma atividade simples, como chutar a bola com o dedo na tela para ganhar moedas, acelerará a criação de uma comunidade com inúmeras pessoas que jamais sequer criaram uma carteira digital anteriormente. Projetos com milhões de usuários agora estão olhando para o futebol para tentar fazer o que nós já fazemos na essência. O Olefoot irá buscar desde a pessoa que nunca trabalhou com moedas digitais até o mais expert no assunto, assim como pretendemos criar tokens desde o jogador mais simples até os maiores clubes do mundo”, finaliza Figer.
Bruno Pessoa, Country Manager da Chiliz no Brasil, declarou: “Estamos muito entusiasmados com o lançamento do Olefoot. É mais um inovador projeto web3 esportivo que se hospeda em nossa blockchain e acreditamos que o jogo abra um leque infinito de possibilidades, permitindo que fãs e atletas interajam de maneiras inéditas. A escolha da Olefoot pela Chiliz Chain mostra que estamos no caminho certo como ecossistema SportFi e reforça nosso compromisso com inovação dentro da indústria do esporte.”
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
lucas.martos@sherlockcomms.com