São Paulo, novembro de 2023 – Para diversificar o modelo de venda de seus cursos, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) realizou sua primeira live commerce e quebrou diversos recordes. Os cursos adquiridos durante a live corresponderam a 37% de todos os pedidos de 2023, atingindo um valor 3 mil vezes maior do que a média diária de compras registradas no Futuro.Digital, o marketplace da instituição para aquisição de cursos de educação profissional. Além disso, a marca reuniu o maior número de participantes da história de lives do SENAI: foram 4 mil pessoas assistindo, de todas as regiões do País.
Com duração de uma hora, a live foi comandada por Edilson Caldas, que apresentou mais de 100 cursos do SENAI em áreas como cursos técnicos, tecnologia, negócios, mecânica, automação, gestão, entre outros. Unindo transmissão ao vivo, interatividade e e-commerce dentro do mesmo ambiente, a audiência pode comprar sem sair da tela, com todos os cursos com valor único de R$ 9,90. Para planejar e transmitir a live, o SENAI contou com a parceria da MIMO Live Sales, plataforma pioneira em gestão de live commerce na América Latina.
“Estávamos em busca de uma estratégia que nos auxiliasse a ampliar o engajamento e a taxa de conversão das vendas do Futuro.Digital, marketplace que foi lançado no final do ano passado. E vimos que, com a solução de Live Commerce da MIMO, conseguiríamos essa combinação de resultados. Além dos recordes de vendas e participação na Live, também notamos um expressivo aumento de tráfego de acesso ao site, que chegou a triplicar quando comparado à média diária de acessos do ano. Não poderíamos estar mais animados com o sucesso dessa parceria”, destaca Bibiana Lima, Especialista de Marketing Digital do SENAI.
Cada vez mais popular entre as marcas, a Live Commerce tem se firmado como uma das principais estratégias de marketing e vendas digitais e já está presente para além do varejo, como o setor de educação. “Por ser uma experiência que combina audiência qualificada com entretenimento, a live já possui um grande apelo com o público. E, no caso do SENAI, trouxemos 3 grandes pilares para potencializar esse sucesso: ofertas exclusivas, pessoas com alto interesse na compra e uma experiência personalizada para tirar dúvidas e colher informações dos cursos. Não é à toa que tivemos tantos recordes em um mesmo evento”, explica Monique Lima, CEO da MIMO Live Sales.
Perfil de participantes e cursos adquiridos
A live commerce do SENAI reuniu 4 mil participantes, de diferentes regiões do País. Os consumidores mais engajados nas compras foram dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pará. Em relação aos cursos adquiridos, os destaques ficaram por conta das áreas de tecnologia e informática. São eles: Power BI Desktop; Programação de Aplicativos; Lógica de Programação em Python; Marketing Digital; e Construção de Dashboard em Excel.
Já quando analisado o tráfego gerado para o marketplace vindo da live, nota-se uma predominância de pessoas mais jovens, na faixa etária entre 18 e 24 anos. O dispositivo mais utilizado foi o celular, responsável por 73% do tráfego, seguido de computadores/notebooks, com 26%, e tablets, com 1%.
Como funciona uma live commerce?
A Live Commerce une o live streaming ao e-commerce em uma experiência na mesma tela, sem fricção, com a live ocorrendo no próprio site ou aplicativo da empresa. Assim, é possível interagir no chat, assistir à live, conferir detalhes de produtos, tirar dúvida em tempo real e efetuar a compra – tudo na mesma tela. Isso garante zero fricção ao processo de compra e uma maneira mais humanizada e personalizada de compra e venda no digital.
“Ao fazer uma live no site ou app, a conversão de compra é, em média, 10 vezes superior à das lives feitas em outros ambientes. Dependendo do segmento, como o Beleza, Bebida e Moda, essa taxa chega a 30%, segundo Relatório de Live Shopping da MIMO. Além de proporcionar o aumento na base de clientes a cada live, a venda por meio do Live Commerce ajuda a aumentar o engajamento e a lembrança de marca. Ao proporcionar uma experiência em tempo real, as empresas conseguem manter o público interessado e captar a atenção de potenciais compradores ou clientes”, explica Monique.
Durante as transmissões ao vivo, as empresas também podem recolher informações para um contato posterior, que é feito de forma mais personalizada, com a apresentação de ofertas com uma maior chance de conversão. Além do contato personalizado no pós-live, os dados gerados durante a transmissão se transformam em insights para a tomada de decisão por parte das marcas. É possível entender melhor os ciclos de venda e analisar tendências de comportamento – com base em perguntas frequentes e feedbacks sobre o produto, por exemplo. Os dados também ajudam a planejar as próximas lives e o desenvolvimento de novos produtos.
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