A 22ª Festa Literária Internacional de Paraty anunciou, recentemente, o autor homenageado para o ano de 2024. Um dos maiores nomes da literatura e do jornalismo brasileiro, João do Rio, escritor de romances e peças de teatro, cronista, ensaísta, contista, será lembrado pelo evento por sua produção profícua, além de sua criação: um estilo textual marcado pela presença e mistura de ficção e realidade; literatura e reportagem.
Escolhido pela curadora deste ano da FLIP, Ana Lima, o autor eleito traz todo um registro histórico, em seus escritos, sobre a cidade do Rio de Janeiro. Sua narrativa e perspectiva do Rio e as suas andanças em diversos espaços sociais, com o intuito de observar e usar as ruas como inspiração, traz à tona o termo fânerie como experiência especial na metrópole para os autores brasileiros.
Um dos principais nomes da flânerie brasileira, João do Rio desempenhou um papel fundamental para a sociedade e a literatura ao documentar a vida urbana em seus livros. Ainda hoje, muitos escritores se inspiram não somente em suas obras, mas também utilizam o espaço livre e poético do Rio de Janeiro em suas criações.
Como é o caso da autora carioca Marcella Sarubi que lançou recentemente o seu livro “Contos de Amor, Desamor, Drama e Tragédia no Rio de Janeiro” e estará presente durante a FLIP, na Casa Urutau, a fim de apresentar e autografar a sua obra ao grande público. Um livro sobre emoções intensas e conflitos humanos ambientados na vibrante cidade carioca. Nesta coletânea de contos, o leitor será conduzido por uma jornada repleta de amor, desamor, drama e tragédia, revelando as múltiplas facetas das relações e dos sentimentos que moldam a vida dos personagens.
A literatura de Marcella Sarubi se caracteriza por ser um passeio pelas ruas por meio da perspectiva de uma flâneuse (mulher que explora as ruas não apenas para vivenciar a cidade, mas também para coletar material para a sua escrita). Por essa razão, o livro traz mulheres que ocupam o centro do enredo e também destaca a representação do protagonismo feminino. As personagens, tão diversas quanto a própria cidade, enfrentam dilemas morais, confrontam seus medos mais profundos e buscam significado em meio ao caos e à beleza do Rio de Janeiro.
“Contos de Amor, Desamor, Drama e Tragédia no Rio de Janeiro” convida o leitor a refletir sobre a complexidade das relações humanas, a fragilidade da existência e a força transformadora do amor, mesmo diante das tragédias que permeiam o cotidiano urbano. Há momentos de emoção e diversão com as histórias (pois são da mesma matéria da vida de cada um de nós), ora se surpreender com o inesperado dos enredos, que, com pitadas de ironia e flertes com perversões humanas, podem levar não só a tragédias, mas a crimes, e tocar até mesmo o surreal.
Trecho do Livro:
“Depois de deixar o pavê na sede da Banda do Largo da Segunda-Feira, uma casa de pé-direito alto na Rua Aguiar, Joelma flanava pelo Largo da Segunda-Feira e arredores com seu mascote; Sônia, alguns passos atrás, no rastro. Acompanhou Joelma até o momento em que a baluarte tijucana se sentou no Bar Madri, cliente assídua, para tomar uma cerveja antes do almoço e ficar pensando melhor. Ficou disfarçando, fingindo procurar algum exemplar de interesse na Casa da Árvore, livraria avizinhada da rua, mas estava mesmo era de olho em Joelma sentada à mesa do bar. Meio-dia, e Sônia tinha um monte de coisas para fazer em casa durante a folga. Foi embora, mas “Aquela lá vai ver só…”.
FICHA TÉCNICA:
Título: Contos de Amor, Desamor, Drama e Tragédia no Rio de Janeiro
Autora: Marcella Sarubi
Editora: Urutau
Ano: 2024
ISBN: 978-65-5900-676-2
Gênero: Literatura brasileira, Contos, Prosa
Páginas: 183
Preço: R$58,00
Onde encontrar: diretamente com a autora ou pelo site editora Urutau:
Livraria Casa da Árvora
Livraria Leonardo Da Vinci
Redes sociais da autora: https://www.instagram.com/_escrevese/
SERVIÇO:
Autora Marcela Sarubi lança seu livro durante 22a FLIP
Quando: de 09 a 13 de outubro de 2024
Onde: Casa Urutau, Paraty – Rio de Janeiro
Sobre a autora Marcella Sarubi:
1983, Rio de Janeiro — rj. É mãe e feminista. Jornalista, atua na profissão e em agências de comunicação desde 2003. É revisora e preparadora de livros. Já revisou mais de 300 livros de prosa, verso e dramaturgia. Aos 7 anos, pediu uma máquina de escrever. Ganhou e produziu seu primeiro jornalzinho caseiro. É na leitura e na escrita que encontra sentido para a existência. Flâneuse por vocação, deambular pela cidade e de experiências pessoais ficcionalizadas é que saem suas histórias. Contos de amor, desamor, drama e tragédia no Rio de Janeiro é seu primeiro livro
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
jornalista.tamyristorres@gmail.com