Passagem, coleção, memória e mudança são as percepções que o Colletivo, estúdio de comunicação e design brasileiro, quer provocar com a sua nova campanha “Qual o coletivo de tempo?”, que acaba de ser lançada em conjunto com a sua nova marca, como parte da comemoração de 20 anos do escritório. Com um investimento inicial próprio de R$ 700, em 2023 registrou um faturamento de R$ 12 milhões, focando em criar e entregar projetos diferentes do mercado tradicional, para marcas como Gold&Ko, Colorado, Original e Torra, além de Nike, Pepsi, Netflix, Spotify, Nespresso, Jaguar, Twitter e HStern.
O escritório nasceu da união de quatros estudantes de design: Vanessa Queiroz, Fábio Couto, David Bergamasco e Marcelo Roncatti. Após 20 anos de história, a organização apresenta um novo posicionamento, manifesto e site da empresa, que reafirmam a visão do design como ferramenta coletiva de atuação e transformação do mundo, bem como reforçam elementos centrais em seu DNA, como o diálogo, a multiplicidade, a experimentação e a flexibilidade. Ao longo de 2024, diversas ações como vídeos, intervenções, produtos, eventos e palestras serão realizadas como parte da celebração.
“Há 20 anos, quando o Colletivo nasceu, nem tudo era mato no design brasileiro, mas ainda haviam poucas trilhas e a maioria se confundia com os já bem definidos caminhos da publicidade e da arte. De lá pra cá, temos capinado esse terreno, desenvolvendo soluções criativas e eficientes para clientes de todos os portes — desde marcas estabelecidas até startups, incluindo internacionais e nacionais — e, ao mesmo tempo, contribuindo para o aprimoramento do mercado nacional, educando-o a respeito da potência do design“, afirma Vanessa Queiroz, sócia-fundadora do Colletivo.
Atualmente, o trabalho, que é caracterizado como versátil, multidisciplinar e produzido em rede, tem foco na criação de diferentes tipos de produtos e serviços — pesquisas, branding, sistemas de identidade, sites, aplicativos, UX, livros e projetos de embalagem digitais ou gráficos. Como reconhecimento, o estúdio acumula premiações como o Leão de Prata no Festival de Cannes, Medalhas Ouro, Prata e Bronze no Latin American Design Awards 2021, Grand Prix e BDA 2020 e 2021.
“Ao longo dos anos, nossa abordagem diferenciada colocou o design como peça central de nossa criatividade. Isso se reflete não apenas em nossos projetos, mas também em nossas palestras e parcerias com entidades do setor. Para nós, o design não é apenas o resultado final, mas sim a essência de nossa constante evolução criativa. É a força motriz por trás do lançamento de nossa nova marca, reafirmando nossa busca incessante por originalidade e relevância no mercado brasileiro”, finaliza Fábio Couto, sócio-fundador do Colletivo.
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ISABELA MANOCCHIO SANTOS
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