O ano de 2025 se avizinha. E junto com ele, mudanças à vista para quem vai passar a residir em Belo Horizonte (MG), seja por aprovação nas instituições de ensino superior, transferência de cidade em função do trabalho ou para aqueles que escolheram morar na capital e ainda não têm imóvel próprio.
O fato é que a proximidade do fim do ano e a tomada de decisões sobre novas moradias demandam cuidados na hora da locação do imóvel. Inicialmente é preciso um planejamento econômico adequando-o ao orçamento familiar: estar bem preparado para as despesas que incluem além do aluguel, taxa de condomínio, IPTU, seguro fiança, dentre outras despesas.
No caso de estudantes, uma orientação é checar se no imóvel escolhido permite a residência compartilhada. “Muitos já permitem, principalmente aqueles ao redor das faculdades”, observa a advogada e diretora administrativa da CéuLar Netimóveis, Daniela Magalhães.
Além disso, para quem está planejando mudar para a capital mineira no próximo ano, uma orientação é agendar as visitas às imobiliárias e aos imóveis escolhidos, o que agiliza a busca. “Em geral, os sites das imobiliárias têm fotos e descritivos, sendo possível selecionar os imóveis preferidos e fazer contato com antecedência” , observa.
Segundo a empresária, outra recomendação importante é procurar saber sobre a infraestrutura oferecida pela região escolhida para residir e as facilidades: meios de transporte, vias de acesso, comércio local, itens fundamentais nessa escolha. Além disso, explica Daniela Magalhães, é fundamental fazer o trajeto de ida e de volta da residência até a faculdade ou o local de trabalho, explorando o bairro para conhecer rotas mais rápidas e seguras.
Cuidados – Em relação aos cuidados com o contrato de locação deve se negociar o prazo coincidindo com o período do estudo ou de estadia na cidade. “É essencial verificar qual modalidade de garantia é aceita pela imobiliária. Na CéuLar trabalhamos com todas as modalidades permitidas por lei e muitas são facilitadoras para quem não é da cidade. Além de alugar com garantia do seguro fiança ou outras garantias que substituem a figura do fiador, hoje em total desuso”, ressalta. A respeito do prazo do contrato de locação, é essencial que o futuro locatário verifique sobre a multa rescisória, pois se ocorrer a devolução do imóvel antes do término do contrato haverá o pagamento de multa, proporcional ao tempo que ainda falta cumprir no contrato. Outra dica: um laudo de vistoria fotográfico e detalhado sobre o estado de conservação do imóvel no momento da entrega é fundamental.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ADRIANA BAUMGRATZ DE PAULA
adriana.infinitacom@gmail.com