A alta demanda trazida pelas festividades de final de ano e a eficiência operacional podem ser uma combinação desafiadora para as equipes de Tecnologia da Informação (TI) nas empresas. Nesses momentos, um planejamento detalhado e antecipado das atividades do time pode equilibrar o fluxo de trabalho, garantir o suporte necessário aos clientes e evitar imprevistos operacionais, segundo José Lopes como CSO (Chief Sales Officer) e COO (Chief Operating Officer) da SIS Innov & Tech, empresa de inteligência tecnológica em inovação e transformação digital.
“Muitos segmentos enfrentam picos de alta demanda em períodos como Black Friday e Natal. Somados à expectativa de disponibilidade ininterrupta dos sistemas, as empresas têm uma pressão significativa sobre as equipes de TI. No entanto, é essencial considerar como podemos garantir a eficiência operacional sem sobrecarga de trabalho e sem sacrificar a humanidade no tratamento da equipe”, afirma o especialista.
Lopes traz cinco dicas para reforçar e preparar o time de TI para períodos de forte demanda.
1 – Elabore um planejamento antecipado
Um planejamento detalhado e antecipado das atividades de TI pode prever picos de demanda e equilibrar a distribuição da carga de trabalho. “Um plano bem estruturado deve incluir atualização e revisões regulares dos sistemas para identificação precoce de gargalos potenciais. Assim é reduzida a probabilidade de problemas de última hora que precisam de intervenção em períodos de alta demanda”, diz.
2 – Adote soluções tecnológicas
Investir em tecnologia não é apenas um caminho para melhorar a experiência do cliente, mas também para facilitar o trabalho da equipe de TI. Soluções de automação e ferramentas de monitoramento proativo, por exemplo, podem minimizar a necessidade de intervenção humana direta, permitindo que os sistemas se auto gerenciem de acordo com a necessidade de cada empresa.
3 – Tenha suporte e reserva técnica
Segundo o COO e CSO da SIS Innov & Tech, ter uma equipe técnica reserva, composta por profissionais que possam ser chamados em casos de emergência, é uma medida prudente. “Isso vai garantir não apenas um suporte adicional, principalmente se houver uma crise, mas transmitirá também mais confiança à equipe principal, não havendo a preocupação de estar ‘sempre de plantão’.”
4 – Crie estratégias de turnos e horários flexíveis
Lopes explica que autonomia e flexibilidade são importantes para manter uma equipe motivada, principalmente no segmento de tecnologia. Horários flexíveis e turnos rotativos, por exemplo, quando a demanda exige horas extras do time, permitem que os profissionais de TI consigam equilibrar a vida pessoal e profissional com mais facilidade. “Iniciativas, como bônus, dias de folga adicionais ou eventos de team building, também podem aumentar o engajamento dos funcionários de TI”, afirma.
5 – Mantenha uma comunicação clara e apoio ao time
A comunicação transparente e o apoio dos líderes ao time são cruciais. A gestão deve expressar claramente suas expectativas e, ao mesmo tempo, mostrar empatia e compreensão pelas necessidades dos funcionários. A comunicação clara, com alinhamento de tarefas, é fundamental para garantir que todos tenham consciência e sigam de acordo com o planejamento.
O especialista explica ainda que essas práticas não devem ser momentâneas, mas fazer parte da cultura organizacional. “É importante demonstrar um compromisso genuíno com as necessidades dos colaboradores, da operação e dos clientes e parceiros”, finaliza Lopes.
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Isabela Kalil de Lima
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