A OutSystems anuncia o Mentor, o primeiro “trabalhador digital” do setor para todo o ciclo de desenvolvimento de software (SDLC), permitindo a geração, entrega e monitoramento de aplicações, tudo impulsionado por tecnologias low-code e GenAI.
Lançado durante a Conferência Global ONE da OutSystems, com o objetivo de mostrar a próxima geração de desenvolvimento de aplicações com o poder combinado de low-code e GenAI, o CEO e fundador Paulo Rosado demonstrou como o Mentor, anteriormente conhecido como Projeto Morpheus, transforma os fluxos de trabalho de desenvolvimento e gestão de software em um importante diferencial competitivo.
Ao usar geração de aplicações impulsionada por IA, otimização, verificações automáticas de qualidade e agentes sob a governança centralizada de TI, o Mentor aumenta a produtividade dos desenvolvedores enquanto garante que as aplicações atendam aos mais altos padrões de qualidade – tudo em uma velocidade antes considerada impossível.
“O Ciclo de Software Generativo já chegou. Na verdade, 93% dos executivos planejam aumentar seus investimentos em soluções impulsionadas por IA, elevando a produtividade dos desenvolvedores e a criação de valor a patamares sem precedentes”, disse Rosado. “Mas a velocidade pode levar a dívidas técnicas e problemas de segurança, se não forem geridos com cuidado. Com o OutSystems Mentor, os desenvolvedores podem agora construir aplicações “full-stack” em minutos, sem sacrificar qualidade, segurança ou governança. O Mentor garante que as aplicações sejam construídas corretamente desde o início, mudando a maneira como o desenvolvimento de software é realizado.”
O Mentor introduz uma verdadeira abordagem “shift-left” para a criação de aplicações, permitindo que os desenvolvedores comecem mais cedo no processo. Ao iniciar pela descoberta e prototipagem rápida, as equipes de TI podem validar ideias e refinar os designs iniciais antes do desenvolvimento em grande escala. Os usuários simplesmente descrevem o aplicativo de que precisam ou sua visão, e o Mentor gera uma versão inicial com interfaces de múltiplas telas, modelos de dados e lógica de negócios embutida.
Ao automatizar a prototipagem de aplicações e garantir a melhor qualidade de código, o Mentor redefine o SDLC. Ele combina os recursos amplamente populares do sistema AI Mentor com as inovações de ponta do OutSystems Developer Cloud (ODC). Isso permite que as equipes de TI:
Gerem aplicações totalmente funcionais e múltiplas telas com o poder do GenAI em questão de minutos, reduzindo significativamente o tempo de desenvolvimento.
Repitam e evoluam aplicações sem esforço, usando sugestões baseadas em IA permitindo melhorias contínuas e iteração rápida.
Insiram agentes de IA nas aplicações, adicionando capacidades avançadas como compreensão de linguagem natural para humanizar interações digitais – sem necessidade de codificação.
Validem e mantenham as aplicações por meio de revisões de código impulsionadas por IA garantindo que todas as aplicações atendam aos mais altos padrões de desenvolvimento, segurança, desempenho, arquitetura e manutenção a longo prazo.
Anteriormente conhecido como Projeto Morpheus, o OutSystems Mentor é um avanço significativo na estratégia de IA da OutSystems, que inclui: usar IA generativa para acelerar o desenvolvimento iterativo de aplicações; adotar IA generativa ao longo do SDLC para melhorar segurança, desempenho e agilidade; e construir aplicações impulsionadas por IA generativa para acelerar a transformação.
Diferentemente do código tradicional com GenAI, o Mentor supera desafios importantes, como código órfão, baixa qualidade de código e falta de transparência e explicabilidade. Ele garante que as equipes mantenham o controle, reduzam a dívida técnica e aproveitem todo o potencial do desenvolvimento de software impulsionado por IA, e isso o torna uma escolha mais inteligente e eficiente para o desenvolvimento moderno e rápido de aplicações.
“O SDLC clássico pressupõe que as tarefas de concepção, análise, design e desenvolvimento são e devem ser realizadas por funções e etapas especializadas separadas – mas a IA pode e irá combinar essas tarefas em um ato criativo sem atrito”, escreveram John Bratincevic, analista principal, e Diego lo Giudice, vice-presidente e analista principal da Forrester1.
Desenvolvedores e líderes de TI interessados podem agora solicitar um convite para o programa de acesso antecipado do Mentor. Os recursos de geração e edição de aplicações impulsionadas por GenAI do Mentor estarão disponíveis em geral no início de 2025.
1 “The Rise of Application Generation Platform”, Forrester, May 7, 2024.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA VERCELLI
juliana.vercelli@inkcomunicacao.com.br