Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»Brasileira ganha prêmio internacional por trabalho com natação infantil

Brasileira ganha prêmio internacional por trabalho com natação infantil

04/06/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Com 43 anos dedicados ao ensino de natação a bebês e crianças, a brasileira Sandra Rossi Madormo é a vencedora do prêmio internacional Virginia Hunt Newman, que reconhece profissionais com contribuições notáveis aos esportes aquáticos. Fundadora do Inati (Instituto de Natação Infantil), a laureada celebra o destaque ao Brasil, líder na América Latina em afogamentos, para que a conscientização da segurança aquática ganhe mais força e diminua os índices de incidentes.

Os afogamentos foram a causa de 5.488 mortes no Brasil em 2022 – segundo o DataSUS do Ministério da Saúde e apontado no relatório da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) –, que podem diminuir com o ensino da natação, que é uma importante camada de proteção. “Os números ainda estão num patamar muito elevado, o que reforça a necessidade de intensificação do trabalho e que ele seja mais universal, abrangendo crianças, adolescentes e adultos de todas as classes sociais, já que o afogamento não discrimina por faixa etária, cor, raça, gênero ou classe social. A premiação pode ser mais uma forma de chamar atenção para este tema tão importante, mas que ainda não é percebido como tal pela população em geral”, diz Sandra.

O prêmio Virginia Hunt Newman foi criado há 19 anos pela WABC (World Aquatic Babies and Children Network) e realizado pelo ISHOF (International Swimming Hall of Fame), com intuito de dar continuidade à filosofia de ensinar os bebês a nadar de maneira gentil, amorosa e atenciosa para que aprendam a amar a água com segurança. Sandra é a segunda brasileira vencedora da premiação, sendo que o primeiro foi José Maria Fontanelli, em 2008. “Ele foi meu técnico, e aos 15 anos, me convidou para ser sua assistente nas aulas, o que determinou a minha vida a partir daquele momento. Hoje, ele não está mais entre nós, mas tenho certeza que ficaria muito feliz de ver sua pupila receber a mesma premiação”, vibra.

O impacto da primeira infância nos índices de afogamento
Os números de afogamentos são alarmantes: 15 brasileiros morrem diariamente por essa causa – um a cada uma hora e meia – sendo três crianças e dois adolescentes. Estima-se que os incidentes não fatais somem mais de 100.000 por ano, segundo a Sobrasa. O ensino da natação é uma ação efetiva, mas não a única para diminuir esses índices. A redução de 48% na mortalidade por afogamento em 26 anos (1995-2022), ainda conforme a Sobrasa, aponta que a adoção das diferentes medidas em conjunto é o caminho acertado na luta contra a endemia.

As Nações Unidas, através da OMS (Organização Mundial da Saúde), antecipam crescimento nos próximos anos, se não houver intervenção drástica com uso da prevenção. “Temos que incentivar o ensino e a prática da natação em todos os extratos da população, por ser uma atividade que propicia a boa convivência com um ambiente não natural para o ser humano. Em países onde a natação é uma prática disseminada na população, como a Austrália, os índices de afogamentos são menores”, aponta Sandra. Não à toa, a ISSA (International Swim Schools Assocition), entidade que congrega as escolas de natação em mais de 30 países e cujo representante no Brasil é o Inati, dissemina o ensino da natação em busca da diminuição desse impacto previsto.

Quanto antes aprenderem habilidades, competências e comportamentos preventivos de segurança aquática, melhor, segundo a profissional. “Sabemos que na primeira infância existe uma janela de oportunidade sem igual para o aprendizado e desenvolvimento e para que sejam ensinados os comportamentos de segurança aquática para os alunos e suas famílias e, conforme eles vão crescendo, assimilem a mentalidade preventiva nos ambientes aquáticos”, diz a especialista no ensino de bebês e crianças.

Sandra encontrou nesse nicho seu propósito de vida, razão pela qual criou o Congresso Brasileiro de Natação Infantil – maior evento anual para reunir professores de natação infantil – e o Inati, dentre outras iniciativas que lhe fizeram ser vencedora do 19º Virginia Hunt Newman. “Espero que a premiação traga um pouco mais de atenção para a natação infantil e sua importância para o desenvolvimento global das crianças desde a mais tenra idade”, finaliza.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAIS MARCIA DE OLIVEIRA
[email protected]

Brasil
Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
EM DESTAQUE

Cerca de 61% dos brasileiros já presenciaram cenas de racismos em comércios, aponta pesquisa

30/10/20230

Governo de SP entrega mais de duas mil moradias na Baixada Santista

26/12/20230

Terceirização de Portaria em 2024: Inovação e Eficiência à Frente

24/06/20240

Primeira edição do “Vivenciando a Prática” na ExpoZebu recebe apoio da Trouw Nutrition

29/04/20240

Mall premium de SC investe em vivências culturais e na jornada de compras e de lazer do consumidor

27/03/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.