Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»ESTADOS»São Paulo»BOLETIM DA SITUAÇÃO DAS CHUVAS NO ESTADO – 19/11/2023 – 10H
São Paulo

BOLETIM DA SITUAÇÃO DAS CHUVAS NO ESTADO – 19/11/2023 – 10H

19/11/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O trabalho do gabinete para pronta resposta à população em caso de danos severos à infraestrutura ou catástrofes decorrentes de eventos climáticos extremos segue neste domingo (19).

Ao longo da noite de ontem e as primeiras horas do dia de hoje, foram registradas áreas de instabilidade em diferentes regiões do estado. Na Capital, a chuva intercalou momentos de intensidade moderada e fraca, acompanhada de ventos fortes que causaram a queda de algumas árvores e a interrupção temporária da operação do aeroporto de Congonhas. De acordo com dados das estações oficiais, foram registrados ventos de 71,6 km/h na Zona Sul da capital. Já a maior rajada no estado foi registrada em Ourinhos com 87,8 km/h.

Na Avenida das Nações Unidas, uma árvore caiu sobre um carro e duas pessoas tiveram escoriações leves. Na Rua Dom Armando Lombardi, na Vila Progredior, outra queda de árvore prejudicou o tráfego. As equipes da subprefeitura estão no local para a liberação da via. Até o momento, há o registro de queda de cerca de 100 árvores na capital.

Na região de Campinas, a chuva foi acompanhada de descargas elétricas. Também houve chuva na região de Sorocaba, Itapeva, na Baixada Santista e na região de Jundiaí. No início da manhã, alguns núcleos se formaram na região do Vale do Ribeira e no Litoral Norte, contribuindo para a ocorrência de chuva fraca a moderada, acompanhada de vento e raios.

Estradas
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que não existem pontos de bloqueio nas rodovias estaduais neste momento. As ocorrências registradas em razão das condições climáticas adversas no sábado foram encerradas após o trabalho das equipes do departamento.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para esse domingo é de pancadas de chuva generalizada em todo estado. As precipitações podem variar de moderada à forte intensidade e ser seguidas por raios, ventos e eventualmente granizo.

Nas regiões litorâneas, a chuva será persistente ao longo do dia e as temperaturas ficarão mais amenas principalmente nas cidades da faixa leste paulista. Na região de Bauru, a previsão é de chuva intensa também, com acumulados expressivos.

Na Capital, há condições para tempestades a qualquer momento do dia. Na parte da tarde, as temperaturas podem chegar a 26°C, esfriando ao anoitecer, com mínima de 19°C. O risco para transtornos é elevado em todo o território paulista, sendo recomendado atenção redobrada às áreas e estruturas mais vulneráveis.

Recomendações

A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta a mudanças bruscas no clima e tome precauções em caso de chuva forte ou rajadas de vento. Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores, e mantenha-se informado por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas.

Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros e longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência – caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências.

Certifique-se de que objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, estejam devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes. Na condução, reduza a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e esteja atento a possíveis bloqueios viários devido a quedas de árvores e alagamentos.

As autoridades estaduais também recomendam que cada prefeitura avalie a necessidade, de acordo com as condições climáticas locais, de suspensão ou cancelamento de atividades e eventos públicos ou privados ao ar livre.

Abastecimento de Água
A Sabesp informa que, devido à falta de energia elétrica em decorrência das chuvas, o sistema de bombeamento foi interrompido, afetando o abastecimento de água em trechos dos municípios de Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. A Companhia está realizando manobras operacionais para reduzir o impacto e direcionando caminhões-tanque para os pontos mais afetados.
A Sabesp lamenta os transtornos e pede a colaboração dos moradores no uso consciente e sem desperdícios da água armazenada nas caixas residenciais.
A Companhia está à disposição dos clientes pelo telefone 0800-0550195, pela Agência Virtual, através do site www.sabesp.com.br, pelo aplicativo Sabesp Mobile e pelo WhatsApp (11) 3388 8000.

Transporte
De acordo com a ViaMobilidade, a Linha 9-Esmeralda opera normalmente neste momento. Das 21h20 até às 22h20 de ontem (18) houve circulação de trens apenas entre as estações Osasco e Berrini. Até às 23h35, a circulação foi entre as estações Socorro e Osasco. A situação ocorreu devido a falha no sistema elétrico na região de Jurubatuba, causada pelas condições climáticas no local e objetos metálicos arremessados na rede aérea.
Os passageiros foram orientados por meio de avisos sonoros e pelos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) nas estações.

O post BOLETIM DA SITUAÇÃO DAS CHUVAS NO ESTADO – 19/11/2023 – 10H apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Como Escolher o seu Imóvel de Luxo no Itaim Bibi

24/09/2024

Polícia fecha ‘feira do rolo’ de celulares furtados no centro de São Paulo

24/06/2024

Cidades do Alto Tietê serão interligadas por trens com concessão da linha 12-safira

24/06/2024
EM DESTAQUE

Playhub agora oferece Disney+ aos seus clientes

04/12/20240

Vetnil reforça parceria com ABQM durante o 33º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha

29/04/20240

Fascículo Boatos, do CERT.br, traz dicas de como identificar e combater conteúdos falsos

17/07/20240

Sindilojas Caxias realiza Workshop “Transforme sua Presença Digital em Vendas”

15/07/20240

O programa Chá das Cinco chegou com força total em 2024

20/01/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.