Na última quarta-feira (14), no auditório do Banco BV, em São Paulo, aconteceu a 9°edição Fintech View, encontro promovido por líderes do setor econômico com o objetivo de trocar informações e trazer insights sobre as transformações enfrentadas pelo mercado.
Durante a programação, especialistas puderam discutir temas ligados à Inteligência Artificial, Open Finance, Dados, Segurança Cibernética e Inovação.
A BMP – hub de soluções financeiras, bancárias e tecnológicas, esteve presente durante o painel “Banco do futuro: o impacto da evolução tecnológica nos serviços financeiros”, onde o CEO, Carlos Benitez trouxe reflexões sobre como as plataformas devem evoluir para ecossistemas, onde uma ampla gama de serviços e facilidades sejam disponibilizados para atender as necessidades dos consumidores, em um mundo cada vez mais conectado.
“O banco do futuro vai promover mudanças a partir da transparência que a tecnologia vai proporcionar, principalmente na relação banco-cliente, que tende a se transformar ainda mais em 2030, propiciando redução de custos, eficiência operacional e personalização. E aí existe um negócio que as empresas não bancárias tem, e que o banco não tem, que é uma análise comportamental. Essa análise comportamental é extremamente importante para o futuro de qualquer operação de crédito. Por isso que trazer empresas não bancárias para dentro, vão funcionar mais do que o banco continuar vendendo o que ele quer, de dentro pra fora”, refletiu o CEO.
A mudança estrutural trazida pela evolução tecnológica vai viabilizar o aumento do volume do crédito e isso dará mais eficiência aos processos a partir de um ecossistema próprio, além de incorporar serviços financeiros em produtos ou plataformas de terceiros que não são, necessariamente, empresas financeiras, ou seja, o chamado Embedded Banking.
“Todos os ambientes de consultoria de investimentos, a parte de benefícios e produtos não bancários que os bancos normalmente distribuem, vão estar embarcados no ecossistema único que vai se confundir dentro de estruturas governamentais, varejistas, atacadistas, distribuições de importação e exportação, ou seja, todos esses segmentos vão funcionar em conjunto. Dessa forma os canais vão se conectando em um ambiente onde todos vão aproveitando a sua própria estrutura até que se tornem um só”, explica Benitez sobre o Embedded Banking.
O Banco do futuro
Há cerca de 30 anos, as pessoas que precisavam pagar uma conta ou transferir dinheiro eram obrigadas a sair de casa, se dirigir fisicamente ao banco e ainda enfrentar uma fila enorme. A internet mudou completamente esse cenário e as novidades no setor bancário não pararam de chegar. A digitalização abriu diversas oportunidades e uma das mais inovadoras é o Banking as a Service (BaaS), que permite transformar qualquer empresa em um banco, a chamada ‘bancarização’.
Em 2030, as transações via BaaS no mundo devem chegar a US$291,4 bilhões com taxas de crescimento acima de 30% ao ano em todos os continentes. Portanto, a empresa que se ‘bancarizar’ agora, pode aproveitar a evolução da digitalização dos serviços bancários, como, por exemplo, a abertura de contas digitais e a oferta de crédito, que deve alcançar mais de 2 bilhões de novos usuários nos próximos seis anos.
“O banco do futuro vai ser completo, diversificado, ele vai ser escalável. Quando pintar um negócio novo, ele vai estar lá. Ele vai ser rápido até pra falar com o gerente quando você não tem uma resposta. Simples e seguro, ou seja, fácil de operar”, finaliza o CEO.
Sobre a empresa – A BMP é a 1ª fintech do Brasil. Autorizados pelo Banco Central do Brasil desde 2009, a empresa é um hub de soluções financeiras, bancárias e tecnológicas, voltada para a originação de operações de crédito e para a prestação de serviços financeiros, com foco no atacado e varejo. Com plataformas apoiadas em machine learning e inteligência artificial, a proposta é oferecer produtos personalizados para cada tipo de cliente. Hoje, a BMP é um dos principais provedores de banking as a service (BaaS) no País.
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VERONICA GARCIA ROCHA DA SILVA
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