Você sabia que dois em cada três brasileiros pretendem comprar produtos durante a Black Friday este ano? É o que revela o estudo realizado pela Offerwise, empresa global de pesquisas de mercado, que contou com a participação de 1.846 entrevistados, das classes A, B e C de todo o Brasil, ouvidos em julho de 2023. A pesquisa encomendada pelo Google apurou que há uma intenção de compra maior em 16 das 20 categorias analisadas, e a expectativa é que a data, uma das mais esperadas pelo varejo, tenha um desempenho melhor neste ano na comparação com 2022. A data, que é uma tradição americana, ganhou força no Brasil e, de olho nas oportunidades de vendas, empresas têm investido em tecnologia para garantir o sucesso nas campanhas da Black Friday, desde o marketing nas redes sociais até a gestão de estoque e logística.
“Estamos num período importante que antecede as campanhas promocionais, momento que requer assertividade no controle do estoque, para girar produtos que estão parados, já que produto parado é dinheiro que não está circulando e ainda representa custos com depósito e inventário e também aproveitar para maximizar as vendas dos produtos que já possuem grande procura. A Black Friday é uma oportunidade de maximizar resultados da organização, e, tecnologias como sistemas de gestão ERPs são aliadas na elaboração e execução de estratégias de vendas”, aconselha Odair Behnke, gestor de Operações com o Mercado da WK, empresa referência em ERP.
Os descontos são um dos motivos que leva muitos brasileiros a esperarem a última semana de novembro para comprar determinados itens da lista de desejos – a pesquisa encomendada pelo Google para Offerwise revelou que o preço mais baixo é a prioridade número um na hora da compra durante a Black Friday. Odair aconselha ao varejista a ficar atento ao cálculo de margem sobre vendas para não cair no prejuízo e manter ofertas atrativas. “Muitos ainda usam planilhas para esse cálculo, mas numa temporada de vendas aquecida, essa ferramenta torna-se ainda mais obsoleta e passível de erros. Automatizar as informações traz um ganho em eficiência e assertividade na negociação com o cliente e também com fornecedores. No ERP WK Radar, por exemplo, é possível fazer simulações em tempo real do custo do produto e o valor da venda, prevendo até os impostos e outras despesas que a transação poderá gerar”, destaca.
Expectativas positivas
O mesmo estudo da Offerwise apurou também que os brasileiros estão otimistas de que a situação financeira familiar (68%) e a do Brasil (51%) vai melhorar até o final do ano. E neste contexto de expectativas positivas que podem impactar o varejo, o infográfico sobre como os ERPs podem contribuir para alavancar as vendas na Black Friday traz informação para melhorar as estratégias de vendas com o auxílio da tecnologia ERP.
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