Embora o ambiente macroeconômico tenha sido indiscutivelmente um grande obstáculo para a Uber (UBER) no último trimestre, esses números mostram que os problemas da empresa também são internos.
Já estávamos esperando uma desaceleração nos gastos médios em vários mercados devido à atividade econômica mais lenta do que o esperado nos EUA no primeiro trimestre e às persistentes pressões dos consumidores. No entanto, isso está muito acima do cenário-base.
A deterioração da margem estava bem acima do esperado, principalmente devido a altos custos em geral, particularmente em termos de anúncios, operacionais e taxa de câmbio. Curiosamente, essas despesas não foram quase suficientes para impulsionar as reservas brutas totais a um nível que pudesse torná-lo em receita, o que indica que a empresa pode estar se concentrando nos mercados errados neste momento.
Isso lança dúvidas significativas sobre a virada contínua da empresa em direção a uma operação mais enxuta e focada, forçando o CEO Dara Khosrowshahi a repensar as estratégias de cima a baixo, particularmente porque esperamos um segundo semestre mais difícil em vários mercados.
O relatório também é preocupante a longo prazo, pois prejudica parcialmente a capacidade da Uber de investir maciçamente em inovação, já que os tipos de margens apresentados neste balanço forçarão a empresa a reorganizar suas despesas antes de avançar com novos projetos arriscados.
Como ainda esperamos que as condições financeiras melhorem, isso pode muito bem abrir a porta para competidores atualmente posicionados em uma melhor parte da curva de crescimento – como o DoorDash (DASH), por exemplo.
*Thomas Monteiro é estrategista-chefe do Investing.com
Sobre Nós
O Investing.com é uma plataforma de mercados financeiros disponível em 44 idiomas que oferece dados em tempo real, cotações, gráficos, ferramentas financeiras, notas e análises cobrindo 250 bolsas mundiais. Com mais de 21 milhões de usuários mensais e mais de 180 milhões de sessões, o site Investing.com é um dos três maiores sites financeiros mundiais, de acordo com o SimilarWeb e a Alexa.
Com mais de 300.000 instrumentos financeiros, o site Investing.com oferece acesso ilimitado a ferramentas de mercado financeiro avançadas, como cotações e alertas em tempo real, carteiras personalizadas, alertas pessoais, calendários, calculadoras e informações financeiras — totalmente grátis.
Além das bolsas de valores mundiais, o site Investing.com também abrange commodities, criptomoedas, índices mundiais, moedas globais, títulos, fundos e taxas de juros, futuros de ETF e opções.