Com a finalização das obras individuais, o Arte em Cores anunciou os nomes dos artistas selecionados para a etapa final do projeto, que consiste na produção de dois painéis coletivos de grandes dimensões. São 6 artistas maranhenses para o trabalho em Bacabeira, no Maranhão, e 6 artistas paraenses para o trabalho em Canaã dos Carajás, no Pará. A iniciativa tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e busca valorizar a arte urbana no norte e nordeste do país, com ênfase no graffiti.
No Maranhão, do município de São Pedro da Água Branca, a artista Ariane Sousa dos Santos (Anny Cat), foi a selecionada. Já na cidade de Bacabeira, o escolhido foi Carlos Gabriel. Em Santa Inês, foi Fernando André Sousa da Silva (Nandandré). Em Pindaré-Mirim, o selecionado foi José Arimatéia Mendes (Mends Art Design). Em Açailândia, quem se destacou foi Laryssa Beniz Carvalho (Thyssa). E em Buriticupu, Mailson de Souza Santos foi quem conquistou uma colocação nesta etapa final.
Após criteriosa avaliação, os artistas selecionados representam a diversidade e a cultura local e vão trabalhar juntos, entre os dias 30 de maio e 2 de junho deste ano. O coordenador do Arte em Cores, André Amparo, destacou a importância da produção e a evolução das obras dos artistas, fortalecendo a conexão com os seus respectivos territórios. “Os artistas seguem estilos muito variados, então o que a gente percebe é a evolução de quem participou das edições anteriores, que vai incorporando novas técnicas, novas propostas em seus trabalhos. Muitos participam desde a primeira edição e, ao longo do tempo, pesquisam novas linguagens. Quem ganha são as cidades, que vão ficando cada vez mais coloridas. Ao transitarmos por elas, identificamos os painéis do Arte em Cores nos locais públicos. Isso é muito gratificante!”, comentou.
Em sua primeira fase, o projeto contou com a participação de 50 artistas (25 do interior do Pará e 25 do interior do Maranhão), que apresentaram alto nível de criatividade, técnica e sensibilidade artística. “O projeto inédito para alguns artistas, já transformou a carreira de muitos outros que participaram de edições anteriores e que começaram a ter visibilidade e reconhecimento. Os painéis que eles desenvolveram nas ruas acabaram atraindo várias oportunidades, o que reflete na evolução pessoal e profissional”, reiterou André Amparo.
A próxima fase do Arte em Cores promete ser uma experiência repleta de trocas, inventividade e conexão com a comunidade, o que gera expectativa nos artistas. Ariane Sousa dos Santos, a Anny Cat, fala de suas apostas para o intercâmbio cultural e artístico que irá participar, já que ela produzirá a tela coletiva, no município de Bacabeira, cidade que ela ainda não conhece e que fica a 641 km, via estrada, de sua terra natal. “Eu estou com uma expectativa bem alta, até porque já participei de outras vezes e sei da credibilidade do projeto e de todo o empenho da organização
para nos proporcionar o melhor. Na edição anterior, conheci gente nova, troquei muitas ideias, conheci novas técnicas e ainda pude conversar com o público. Como eu vou para um lugar um pouco mais longe, sei que irei trocar muita experiência”, comentou.
Do outro lado dos 641 km que Ariane irá percorrer, está o jovem artista Carlos Gabriel, anfitrião da etapa coletiva, que reside em Bacabeira. Ao se unir com as ideias de mais 4 artistas, eles projetarão na tela o que o Arte em Cores expressa em 2024. “Eu recebi essa notícia da minha aprovação de uma forma inesperada, pois eu estava concorrendo com muitos artistas bons e essa é a minha primeira arte. Fiquei muito feliz e pronto para ir para a etapa de culminância e, para maior surpresa, aqui em Bacabeira, cidade onde eu moro! Estou com a expectativa muito boa”, resumiu Gabriel.
Com a missão de fomentar a arte pelo Maranhão, o projeto visa descentralizar a produção artística, ativando diversos espaços expositivos em cidades do interior do estado. A capacitação de artistas visuais também é uma missão do Arte em Cores, que promove espaços para a partilha de conhecimento e experiências, como videoaulas sobre arte urbana, técnicas e suportes e mentoria para a produção de obra autoral.
A lista com os nomes dos artistas selecionados para a etapa final está disponível no link linktr.ee/arteemcoresmove e na bio do perfil instagram.com/arteemcoresmove. Além dos selecionados, o projeto divulga também os artistas suplentes.
Artistas selecionados/as para a etapa final no Maranhão (em ordem alfabética):
– Ariane Sousa dos Santos (Anny Cat) – São Pedro da Água Branca
– Carlos Gabriel (Gabriel) – Bacabeira
– Fernando André Sousa da Silva (Nandandré) – Santa Inês
– José Arimatéia Mendes (Mends Art Design) – Pindaré-Mirim
– Laryssa Beniz Carvalho (Thyssa) – Açailândia
– Mailson de Sousa Santos (Mailson Sousa) – Buriticupu
Artistas suplentes para a etapa final no Maranhão (em ordem de classificação):
– Ana Carolina Ferreira Queiroz (Ana Queiroz) – Açailândia
– Hélio Victor Barbosa da Silva (Hélio) – Arari
– Sidney Ramalho de Melo (Sidney) – Alto Alegre do Pindaré
SERVIÇO
Arte em Cores 4ª edição – Pará e Maranhão Instagram: instagram.com/arteemcoresmove Facebook: facebook.com/arteemcoresmove Site e Galeria Virtual: arteemcores.art.br
Assessoria de Imprensa: Dyego Rodrigues (98) 991706807
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DYEGO FERNANDO RODRIGUES ALMEIDA
dyegofrodrigues@gmail.com