O volume de serviços nas atividades de alojamento e alimentação (do qual bares e restaurantes representam cerca de 85%) aumentou 2,1% em março, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (14). O crescimento indica uma leve recuperação depois de um início de ano marcado por números negativos, onde houve queda de –4,% e –0,2% em janeiro e fevereiro, respectivamente. A comparação é feita com o mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal.
Em comparação com março do ano passado, a quantidade real de serviços prestados no segmento alojamento e alimentação apresentou aumento de 4,1%; já no acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 3,7%.
A pesquisa apresenta, também, o indicador de receita nominal — que mede o total arrecadado pelas empresas desconsiderando a inflação. Na comparação com fevereiro, o segmento de alojamento e alimentação apresentou aumento de 3%. Já em relação ao mesmo mês de 2024, o crescimento foi de 13,4%, e no acumulado de 12 meses, houve crescimento de 10,2%.
Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, os indicadores apontam um fortalecimento do setor em datas importantes. “Os indicadores do mês de março refletem o movimento do Carnaval, que impactou positivamente o setor. Com o aumento no volume de serviços e na receita nominal, os bares e restaurantes mostram força e resiliência, aproveitando as datas sazonais para sustentar o crescimento mesmo diante de desafios como a inflação”, comenta.
Reajustar os cardápios considerando a alta dos principais insumos do setor segue como um dos principais desafios das empresas. Pesquisa recente da Abrasel indica que 33% dos empresários não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses, enquanto 59% realizaram ajustes conforme ou abaixo da inflação.
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TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
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