Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»FINANÇAS»Animados com o Natal, belo-horizontinos devem investir mais de R$ 500 nos presentes
FINANÇAS

Animados com o Natal, belo-horizontinos devem investir mais de R$ 500 nos presentes

29/11/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O Natal promete ser de muitos presentes nas casas dos belo-horizontinos. Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) revelou que os consumidores pretendem comprar até três produtos para a data. E, para isso, o investimento médio será de R$ 526,28. Este valor é 7% maior que o do último ano, quando foram gastos R$ 492, na compra de quatro presentes. A pesquisa da CDL/BH ouviu 299 consumidores da capital mineira no período de 21 de outubro a 6 de novembro de 2023.

“O Natal é a data comemorativa onde os consumidores estão mais dispostos a presentear, afinal, ela tem um grande apelo emocional. Neste ano, ainda que o número de presentes por consumidor seja menor, o tíquete médio está maior, o que significa um aumento no volume de vendas”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.

Os itens mais citados pelos entrevistados como os principais presentes foram roupas (67,6%), brinquedos (36%), calçados (20,9%), acessórios – joias, relógios, óculos, malas, bolsas e mochilas (13,4%), e cosméticos (9,9%). 
O tíquete médio dos presentes mais procurados são:

Roupas: R$ 131,29
Brinquedos: R$ 131,29
Acessórios: R$ 112,50
Calçados: R$ 168,40
Cosméticos: R$ 179,26

Os entrevistados afirmaram que os principais homenageados na data serão filhos ou enteados, mães, madrastas, pais, padrastos e irmãos.

Formas de pagamento
O pagamento à vista foi citado por 72,3% dos entrevistados. O mesmo comportamento foi observado no ano passado, quando 65,1% dos consumidores também disseram optar por esta modalidade.

“Houve um crescimento de 11,1% na intenção de pagamento à vista, o que mostra que o consumidor está mais cauteloso, afinal, o início do ano é marcado por contas inadiáveis como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar”, explica o presidente da CDL/BH.

Dentre os que vão adquirir os presentes por meio do pagamento à prazo (27,3%), a conta será dividida em até quatro parcelas.
De forma estratificada, os métodos de pagamentos apontados pelos consumidores aparecem da seguinte forma:

Parcelado no cartão de crédito: 26,1%
PIX: 20,6%
Dinheiro: 19%
À vista no cartão de crédito: 17,4%
Débito: 15,4%
Parcelado no carnê/crediário: 1,2%
Não sabe: 0,4%

A expectativa da entidade é que com a movimentação do Natal sejam injetados na economia de Belo Horizonte R$ 2,46 bilhões durante o mês de dezembro.

Ruas movimentadas
A pesquisa perguntou aos consumidores qual o local de preferência para realizar as compras de Natal e as lojas físicas totalizaram 46,5% das menções. Os locais mais citados foram:

Lojas de rua do Hipercentro de BH: 43,1%
Internet: 28,5%
Shopping Center: 22,5%
Feira Hippie: 2,4%
Pequenos comércios: 2%
Ainda não sabe: 0,8%
Estabelecimentos de serviços essenciais, como mercados: 0,8%

A maioria dos belo-horizontinos deve ir às compras de última hora, já que 50,4% afirmaram que vão às lojas na semana do Natal. Já 30,7% disseram que pretendem adquirir os presentes com, pelo menos, 15 dias de antecedência; 16,1% cerca de 30 dias e 2,8% já compraram.

“A maior parte dos consumidores espera a segunda parcela do 13º salário para comprar os presentes, por isso a movimentação próximo à data tende a ser maior”, esclarece Marcelo de Souza e Silva.

Preço é principal influência para compra
Ao serem questionados sobre os principais fatores que influenciam a compra, 26,8% disseram que o preço é fundamental. A educação e cordialidade dos vendedores aparece em segundo lugar, com 14,6%. A confiabilidade do site foi citada por 9,6% e a credibilidade da loja, por 8,7%. Também foram apontados: qualidade do produto (8,3%) e frete grátis (6,3%).

Formas de pagamento em função do local de compra
 

Parcelado no cartão de crédito
Porcentagem

Internet
37,9%

Lojas de rua no Hipercentro de BH
33,3%

Shopping Center
24,2%

Pequenos comerciantes autônomos
3%

 

Dinheiro
Porcentagem

Lojas de rua no Hipercentro de BH
62,5%

Shopping Center
18,8%

Internet
6,3%

Comércio essencial (mercados)
4,2%

Feira Hippie
4,2%

Pequenos comerciantes autônomos
4,2%

 

PIX
Porcentagem

Lojas de rua no Hipercentro de BH
53,8%

Internet
26,9%

Shopping Center
17,3%

Feira Hippie
1,9%

Comemorações
Para celebrar a data, 81,4% dos belo-horizontinos irão realizar alguma confraternização, sendo que a ceia com familiares e amigos é a mais citada (73,7%). Quanto ao tradicional amigo-secreto, 25,4% dos entrevistados confirmaram que irão participar de apenas um. O gasto médio com a brincadeira será de R$ 57,23.

Lojistas otimistas
Os comerciantes da capital mineira estão com boas expectativas para a data e 49,5% acreditam que este ano será melhor que o passado. A pesquisa da CDL/BH ouviu 200 lojistas no período de 20 de outubro a 16 de novembro.
Para que isso aconteça, os lojistas estão criando estratégias para aumentar as vendas. As principais ações que devem ser realizadas são:

Flexibilidade ou facilidade de pagamento: 70%
Variedade de produtos: 69,5%
Decoração da loja: 67%
Divulgação dos produtos: 67%
Conceder descontos: 6%

*as respostas são de múltipla escolha

Além dos próprios estabelecimentos, os lojistas vão investir nos seguintes canais de vendas: WhatsApp (81%), Instagram (68%) e site da loja (14,5%).

Na perspectiva dos comerciantes, 62% dos consumidores devem gastar o mesmo que no ano passado; 23,5% irão aumentar o investimento e 14,5% vão diminuir.

Balanço econômico
Ao longo de 2023, o cenário econômico do Brasil e do mundo foi permeado por fatores como inflação externa, crédito mais caro, desaceleração e tensões geopolíticas. Contudo, o país mostrou-se resiliente e avançou em questões importantes para o crescimento econômico como queda da inflação, política monetária menos restritiva, aumento da massa salarial, programa Desenrola Brasil e aprovação do novo Regime Fiscal.

“Todos esses componentes proporcionaram crescimento da atividade econômica no país. Isso elevou a confiança do consumidor, do comerciante e também dos investidores. Por isso, nossa perspectiva é que o varejo em Belo Horizonte encerre o ano de 2023 com crescimento acima de Minas Gerais”, estima o presidente da CDL/BH.

Previsão de vendas do varejo para 2023

Brasil
3%

Minas Gerais
1,97%

Belo Horizonte
2,01%

Expectativas para 2024
Para o próximo ano, a CDL/BH acredita que as atividades econômicas do país serão beneficiadas pela geração de emprego e investimentos de capital estrangeiro.

“Com a guerra na Ucrânia e as tensões geopolíticas, as grandes empresas internacionais estão buscando diversificar seus fornecedores e reduzir sua dependência de países específicos. Com o reposicionamento das cadeias globais de suprimentos, o Brasil tem grandes chances de avançar suas exportações e também de atrair investimentos”, explica a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos.

“Com Minas Gerais posicionando-se cada vez mais como destino turístico internacional, a tendência é que o nosso estado também entre na rota global de suprimentos e isso impulsione o setor de comércio e serviços, especialmente na capital”, finaliza Marcelo de Souza e Silva.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Adesivo Hotmelt Acrílico UV: solução sustentável e de alta performance

04/09/2024

Henkel destaca soluções avançadas para o setor de mineração na Exposibram 2024

04/09/2024

Artesanato fomenta cultura e gera renda em Jequitibá, a ‘Capital mineira do folclore’

04/09/2024
EM DESTAQUE

PISO DA ENFERMAGEM: Mais de R$ 35 mi serão distribuídos para municípios de Pernambuco

03/07/20240

Estação Engenheiro Manoel Feio ficará interditada para obras a partir de quarta (29)

28/05/20240

Aplicativo para Médicos Obstetras

24/01/20240

De um post a um livro, Juliana Arabage trata da tristeza com muito bom humor em "A tristeza é barraqueira – Trate-a bem"

22/10/20240

Robinho tem chances reais de não ter sua pena homologada pelo Brasil

20/03/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.