Neste sábado (13) o município de Almenara, localizado no Vale do Jequitinhonha, completa 62 anos de história. A cidade, situada a km 718 km da capital, Belo Horizonte, foi fundada em 1938. A ocupação do Vale do Jequitinhonha começou no século XVI através de expedições exploradoras. Essas expedições foram organizadas para avançar pelos sertões e descobrir novas riquezas.
O Posto da Vigia, instalado à margem direita do Rio Jequitinhonha, foi o primeiro marco de Almenara. Somente após transcorridas sete décadas do século XIX, iniciou-se a ocupação da outra margem do Rio Jequitinhonha, onde se encontra o núcleo populacional moderno de Almenara.
Para a comemoração do aniversário, a prefeitura do município preparou uma programação especial durante todo a semana. Nessa sexta-feira (12) além da inauguração de obras, está programada a realização de show com bandas.
Já no sábado (13) a comemoração vai contar com inauguração de obras, reinauguração do estádio Lisboão e show com bandas. No domingo (14) a programação fica por conta de festivais de esporte na Praia da Saudade e shows de bandas católicas. A programação completa está disponível nas redes sociais da Prefeitura de Almenara.
Segundo dados do IBGE, Almenara possui o PIB de cerca de R$ 674,9 milhões de reais, sendo que 49,8% do valor adicionado advém dos serviços, na sequência aparecem as participações da administração pública (31,7%), da indústria (14,5%) e da agropecuária (4%). A cidade atrai maior parte dos visitantes pelo comércio de móveis.