Fundos de investimento e consórcios para o financiamento de negócios rurais são os temas centrais do Agro Invest Summit, evento que acontece na próxima sexta-feira (10), a partir das 15h, no Dabi Business Park. No encontro, especialistas em finanças e gestores do agronegócio discutem alternativas capazes de complementar produtos bancários tradicionais no financiamento de agroindústrias e produtores rurais.
Segundo Celina Ramalho, doutora em economia e diretora de inovação da Semear Consultoria, uma das organizadoras do Agro Invest Summit, o evento reflete o momento do mercado financeiro e de capitais, onde crescem alternativas eficientes de crédito ao agronegócio.
Num período de 12 meses a partir de dezembro 22, a indústria de Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais, os FIagros, cresceu 103%, O patrimônio líquido desta modalidade de fundo que financia os negócios rurais saltou de R$ 10,5 bilhões em dezembro de 2022 para R$ 21,3 bilhões no mesmo mês de 2023.
CVM
Diante disso, a Comissão de Valores Mobiliários realizou uma consulta pública com o objetivo de formular uma nova regulamentação, específica para o segmento, visando aumentar a participação do agronegócio no mercado de capitais.
Dentro dos Fiagros, os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) seguem como os mais populares, uma vez que nesta modalidade produtores rurais conseguem antecipar recursos para a manutenção da operação do negócio antes mesmo da venda da safra.
Consórcios
Outra alternativa que será apresentada no encontro são os consórcios, que viabilizam investimentos a custo mais baixo e competitivos em relação aos juros bancários tradicionais, sem incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
“Os consórcios são uma opção bastante interessante à medida em que os juros definidos na política fiscal do país são bastante elevados e inviabilizam muitos investimentos. Utilizamos esse produto para investimento e alavancagem patrimonial no agro de forma bem ampla e com resultados muito favoráveis para os produtores rurais”, esclarece Ramalho.
Hub do Agro
“Durante a Agrishow o Dabi se fortaleceu como hub do agronegócio, conectando pessoas e empresas. Agora, abrimos as portas para debater temas de mercado de capitais no segmento, com liderança da Semear, uma residente capaz de trazer muito conhecimento pra nossa comunidade e para o público externo”, finaliza Eduardo Brondi, gestor do Dabi Business Park.
O Agro Invest Summit é uma realização da EWZ Capital, AAI Contratado BTG Pactual, Mundo Invest e Semear Consultoria, com apoio do Dabi Business Park, Edex Lab FGV, Join Ads, OuCard e Ribeirão Valley. Aberto ao público, as inscrições são gratuitas, limitadas e devem ser feitas pelo link https://eventogo.ourbusiness.com.br/event/agro-invest-summit:/124.
Dabi Business Park
O Dabi Business Park é um centro empresarial desenvolvido para conectar pessoas, ideias e empresas, promovendo inovação e gerando novos negócios. Instalado em uma área com mais de 100 mil m², às margens da Rodovia Anhanguera, em Ribeirão Preto (SP), abriga de grandes empresas à startups. O espaço conta com áreas a partir de 60 m² até lajes de 5 mil m². Uma de suas âncoras é a Área 51, um hub de inovação que atende empresas residentes e externas.
Programação
15:00 – “Desafios da Economia e o Setor Agro” | Celina Ramalho
15:20 – “Efeito das Mudanças no Setor Financeiro para o Agronegócio” | Rodrigo Rasga
15:40 – “A Fusão EWZ, Semear e Mundo Invest” | Daniel Rassi Reis
16:20 – “Atuação da Ilha Forte em Oferta de Consórcios” Mariana Luz
16:40 – “Consórcios como Instrumento Financeiro de Investimento Patrimonial e Alavancagem Patrimonial na Prática”| Calebe Antonio
17:20 – “Painel sobre Gestão de Risco” | Luciano Vetorelli
Serviço
Agro Invest Summit
Data: 10/05/2024 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: Dabi Business Park (Rua General Augusto Soares dos Santos, nº 100) | Área Voepass (Arquibancada / Bloco A)
Inscrições: gratuitas e limitadas pelo link: https://eventogo.ourbusiness.com.br/event/agro-invest-summit:/124