Afastamentos de funcionários por dengue disparam 1088%, revela B2P
Casos de ausência no emprego no primeiro trimestre saltaram de 244 em 2023 para 2651 neste ano
Os casos de afastamentos de funcionários por dengue dispararam neste ano. É o que mostram os dados de levantamento realizado pela B2P, consultoria especializada no acompanhamento e gestão de funcionários afastados por razões médicas, da It’sSeg Company. De acordo com os dados da companhia, foram contabilizados 244 atestados de ausência no emprego no primeiro trimestre de 2023 ante 2651 verificados nos três primeiros meses deste ano, representando alta de 1088%. A consultoria também constatou quatro casos de afastamento por febre hemorrágica em função da dengue nesse mesmo período e nenhuma ocorrência dessa natureza no ano passado.
A disparada nos casos de afastamento também refletiu no aumento expressivo dos dias de funcionários afastados. Segundo a B2P, no primeiro trimestre de 2023 o total de dias de ausências foram de 536 ante 7146 nos três primeiros meses deste ano, alta de 1233%. O custo total das companhias registrou um salto vertiginoso em função do elevado número de funcionários afastados, saindo de R$ 93 mil para R$ 1,3 milhão no período.
O levantamento da consultoria inclui um recorte de 266,9 mil colaboradores da carteira de clientes da B2P, considerando os afastamentos por dengue e febre hemorrágica por dengue.
“É um indicador bastante alarmante e que corrobora com o que temos visto. As empresas estão enfrentando um elevado número de afastamentos em função da alta incidência de casos de dengue, além de terem de lidar com o aumento de custos”, explica Marlene Capel, diretora da B2P.
O portfólio de serviços da empresa do grupo It´sSeg inclui a gestão de informações dos afastados, o acompanhamento dos funcionários nestas condições (burocracia, perícia, tratamento e preparação para o retorno) e a oferta da gestão dos dados de programas de qualidade de vida.
Um dos focos de atuação da B2P é mitigar os custos com fator previdenciário das companhias. O tributo incide sobre a folha de pagamentos das organizações de acordo com frequência de afastamento e a severidade dos casos.
Sobre a It’sSeg Company
A It’sSeg Company é uma corretora, consultora e administradora de benefícios nascida em 2014 a partir da integração de corretoras já consolidadas no mercado. Atualmente soma 13 associações de companhias que, juntas, administram mais de 2 milhões de vidas e 5.1 bilhões de prêmios anuais. Em 2022 passou a fazer parte do grupo internacional Acrisure, sendo a primeira aquisição na América Latina.
http://itssegcompany.com.br
INFORMAÇÕES DE IMPRENSA
Transmídia Comunicação
Ricardo Morato (ricardo.morato@transmidia.net)
(11) 98799-5868
Carol Freitas (carol.freitas@transmidia.net)
(11) 99196-3890