O mercado de adesivos se aprimora a cada dia com tecnologias que têm como objetivo melhorar o desempenho da indústria com o desafio de aumentar a competitividade do negócio e ao mesmo tempo ser cada vez mais sustentável. É o que acontece com a tecnologia dos adesivos Hotmelt Acrílico UV.
Já Consolidado em mercados como Europa e Estados Unidos, o material também está disponível no Brasil e oferece uma solução de menor custo quando comparada a adesivos de outras tecnologias, além de poder contribuir com metas de sustentabilidade. Com uma composição 100% sólida, o Hotmelt Acrílico UV não precisa de estufas para processamento e cura, o que reduz o consumo de energia do convertedor e não possui solventes voláteis, aumentando a segurança durante manuseio e aplicação.
– Os adesivos Hotmelt Acrílico UV são destinados à aplicações específicas e de alto ou altíssimo desempenho de resistência à calor, ataque de produtos químicos, entre outros. Como exemplo, embalagens resseláveis do lenço umedecido, etiquetas duráveis para eletrodomésticos, etiquetas de alto nível de transparência, componentes automotivos como baterias de carro, fitas de alto desempenho para múltiplas aplicações, entre outros – explica Humberto Zaque, Gerente de contas chave da Henkel no Brasil.
Disponível para o mercado nacional, a utilização dos adesivos Hotmelt Acrílico UV requer equipamentos específicos para aplicação e cura, a depender da estrutura atual disponível e os equipamentos variam de acordo com a necessidade de cada empresa.
– Outra vantagem competitiva desta tecnologia está na possibilidade de produção de materiais auto-adesivos de alto desempenho que atualmente são adquiridos já prontos no mercado global. Algumas soluções encontradas no mercado são adquiridas e chegam ao Brasil somente para corte, conversão e revenda. A utilização de adesivos Hotmelt Acrílico UV localmente permite maior personalização e atendimento de diversos níveis de aplicação de maneira mais customizada. Desta forma, o cliente possuirá maior autonomia e agilidade para atendimento às mais diversas demandas do mercado final – comenta Humberto.
Os adesivos Hotmelt Acrílico UV apresentam maiores níveis de adesão em substratos irregulares e de baixa energia de superfície como espumas, por exemplo, e permite aplicação em diversos níveis de gramatura, desde as mais baixas até as mais altas, com a facilidade de conversão de um adesivo Hotmelt base borracha.
– É uma solução que claramente trará ao cliente ganhos a médio e longo prazo. Por mais que ele necessite efetuar uma adaptação ou investimento nos equipamentos de aplicação dele, sem dúvida trará inovação tecnológica ao mercado e vantagem em relação aos seus concorrentes. Cada vez mais o mercado brasileiro tem se mostrado aberto para os adesivos Hotmelt Acrílico UV por todas as facilidades e vantagens que ele oferece – completa o executivo da Henkel.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Rafael Bullara
bullanarede@gmail.com