Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»Uncategorized»A novidade tecnologia que pode facilitar roubo de carros
Uncategorized

A novidade tecnologia que pode facilitar roubo de carros

wilkesousa15/09/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Existe atualmente muita discussão na indústria automotiva sobre a ‘internet dos veículos’. Mas uma vez que ela pode beneficiar os ladrões? Porquê poderemos conciliar comodidade e segurança na internet dos veículos?
GETTY IMAGES
Existe atualmente muita discussão na indústria automotiva sobre a “internet dos veículos” (IoV, na {sigla} em inglês).
A IoV é uma rede de carros e outros veículos que podem realizar intercâmbio de dados pela internet, para tentar fazer com que o transporte seja mais autônomo, seguro e eficiente.
A IoV pode ajudar os veículos a identificar bloqueios nas estradas, congestionamentos e pedestres. Ela poderá ajudar a posicionar o sege na rodovia, possivelmente permitir a direção sem motorista e fornecer diagnósticos de falhas mais simples.
Até claro ponto, ela já existe em estradas inteligentes, onde a tecnologia é empregada para gerenciar o tráfico da forma mais eficiente provável.
Uma IoV mais sofisticada exigirá a instalação nos veículos de mais sensores, software e outras tecnologias, além de maior infraestrutura nas rodovias.
Os carros já incluem mais sistemas eletrônicos do que nunca, desde câmeras e conexões com telefones celulares até sistemas de informação e entretenimento.
Mas alguns desses sistemas podem também tornar nossos veículos expostos a roubos e ataques mal-intencionados, à medida que os criminosos identificarem e explorarem as vulnerabilidades da novidade tecnologia. E, de indumentária, isso já está acontecendo.
Burlando a segurança
As chaves inteligentes, teoricamente, protegem os veículos modernos contra roubo.
Para poder encaminhar o sege, seu proprietário pressiona uma tecla na chave que desliga o sistema imobilizador do veículo (um dispositivo eletrônico que evita que o carro seja ligado sem a chave).
Mas uma forma conhecida de espoliar oriente sistema inclui uma instrumento manual de retransmissão que faz o veículo “pensar” que a chave inteligente está mais próxima do que se encontra na veras.
É preciso ter duas pessoas trabalhando em conjunto, uma em pé junto ao veículo e outra perto da real localização da chave, uma vez que ao lado da morada do proprietário do carro. A pessoa perto da morada usa a instrumento, que pode captar o sinal da chave e retransmiti-lo para o veículo.
O dispositivo retransmissor necessário para realizar oriente tipo de roubo pode ser encontrado na internet por menos de 100 libras (muro de R$ 620) e as tentativas costumam intercorrer à noite. Para evitar sua ocorrência, as chaves dos carros podem ser colocadas em sacos de Faraday ou caixas que bloqueiam todos os sinais emitidos pelas chaves.
Mas existe agora um método mais avançado de ciberataque a veículos que está se tornando cada vez mais generalidade. Ele é divulgado uma vez que “ataque de injeção CAN” (Rede de Extensão de Controlador, na {sigla} em inglês) e funciona estabelecendo conexão direta com o sistema de informação interna do veículo, o barramento CAN.
O principal caminho para o barramento CAN fica embaixo do veículo. Por isso, os criminosos tentam lucrar entrada através das luzes frontais do sege. É preciso retirar o para-choque para inserir um injetor CAN no sistema do motor.
Os ladrões podem portanto enviar mensagens falsas para enganar o veículo, que passa a crer que estes sinais são da chave inteligente e desliga o sistema imobilizador. E, depois de ganharem entrada ao veículo, eles podem dar a partida e levar o sege embora.
O sistema de informação e entretenimento dos automóveis pode ser um ponto de grande vulnerabilidade.
GETTY IMAGES
Abordagem ‘crédito zero’
Com a perspectiva de uma provável epidemia de roubos de veículos, os fabricantes estão testando novas formas de expulsar esta novidade vulnerabilidade o mais rápido provável.
Uma estratégia consiste em não incumbir em nenhuma mensagem recebida pelo sege. Ela é chamada de “abordagem confiança zero”.
Neste sistema, todas as mensagens precisam ser enviadas e verificadas. Uma forma é instalar um módulo de segurança de hardware no veículo, que funciona com a geração de chaves criptográficas, que permitem que os dados sejam criptografados e decifrados, criando e verificando assinaturas digitais nas mensagens.
A indústria automotiva vem instalando cada vez mais oriente mecanismo nos carros novos. Mas incorporá-lo aos veículos existentes é impraticável por questões de tempo e dispêndio, de forma que muitos dos carros que estão em circulação permanecem vulneráveis ao ataque por injeção de CAN.
Ataques aos sistemas de informação e entretenimento
Outra preocupação de segurança entre os veículos modernos é o sistema de computador de bordo, também chamado de “sistema de informação e entretenimento”.
As possíveis vulnerabilidades deste sistema, muitas vezes, são menosprezadas, embora suas repercussões possam ser catastróficas para o motorista. Um exemplo é a possibilidade de que os invasores executem “códigos remotos” para fornecer códigos maliciosos para o sistema computadorizado do veículo.
Em um caso relatado nos Estados Unidos, o sistema de informação e entretenimento serviu de ponto de ingressão para os invasores, que introduziram através dele o seu próprio código, para enviar comandos para os componentes físicos do sege, uma vez que o motor e as rodas.
Um ataque uma vez que oriente claramente tem o potencial de prejudicar o funcionamento do veículo, causando acidentes.
Esta não é uma simples questão de proteção de dados pessoais contidos no sistema de informação e entretenimento. Ataques desta natureza podem explorar muitas vulnerabilidades, uma vez que o navegador de internet do veículo, pendrives conectados via USB e programas que precisam ser atualizados para proteger o sistema contra ataques conhecidos, além de senhas fracas.
Por isso, todos os motoristas de veículos com sistemas de informação e entretenimento devem compreender muito os mecanismos básicos de segurança que podem protegê-los contra os ataques de hackers.
A possibilidade de uma epidemia de roubos de veículos e pedidos de seguro devido aos ataques de CAN é uma perspectiva assustadora.
É preciso ter um estabilidade entre os benefícios da internet dos veículos, uma vez que direção mais segura e maior capacidade de restaurar carros roubados, e seus potenciais riscos.
*Rachael Medhurst é professora e diretora de cursos de cibersegurança da Liceu Vernáculo de Cibersegurança (NCSA) da Universidade do Sul do País de Gales, no Reino Unificado.
Nascente item foi publicado originalmente no site de notícias acadêmicas The Conversation e republicado sob licença Creative Commons. Leia cá a versão original em inglês.

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Benefícios e Fontes de Vitamina K2

17/02/2025

Pode confiar em farmácia de manipulação?

08/01/2025

Como são feitos os serviços de caça vazamento em casas, escritórios e demais estabelecimentos

02/01/2025
EM DESTAQUE

Jornada 2024 da Circulação Comemorativa do projeto Literatura Acessível terá sessão inédita em Vitória da Conquista

26/02/20240

Prosegur participa pela 11ª vez da Intermodal South America, o maior evento de Logística das Américas

05/03/20240

ParkShoppingBarigui se destaca como referência em segurança contra incêndios no Brasil

18/12/20240

Carajás Home Center investe R$60 milhões em loja e fortalece a atuação no Nordeste

19/06/20240

Segurança do Web Summit Rio será realizada pela SegurPro pelo segundo ano consecutivo

16/04/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.