Estudos recentes mostram que, sem os trabalhadores nascidos no estrangeiro, o crescimento da população e do emprego diminuiria significativamente nos Estados Unidos.
O número de nascimentos nos EUA atingiu um pico de 4.316.233 em 2007 e vem diminuindo constantemente desde então, tendo os nascimentos do ano passado atingido o valor mais baixo desde 1979. O crescimento estagnado da população e um declínio acentuado na participação da força de trabalho entre as gerações mais velhas contribuíram para a escassez de mão de obra nos últimos anos. O aumento da imigração contribuiu para atenuar esta escassez. Os imigrantes e os seus filhos nascidos nos EUA foram responsáveis por todo o crescimento da população em idade ativa (25-54 anos) entre 2000 e 2023, uma população que, de outro modo, teria diminuído em mais de 8 milhões de pessoas.
De acordo com dados do US Census Bureau sobre as projeções do crescimento futuro de diferentes grupos de profissões e dos requisitos educativos previstos para os empregos nos EUA, em 2023, os 47,6 milhões de trabalhadores de origem imigrante representavam 29% de todos os trabalhadores americanos com 18 anos ou mais, contra 19% em 2000. Mas a percentagem de trabalhadores de origem imigrante é muito mais elevada em determinadas profissões. Por exemplo, os trabalhadores de origem imigrante estão fortemente representados nos setores da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e das ciências sociais. Seriam 38% dos trabalhadores em profissões relacionadas com as STEM, onde predominam os trabalhadores com formação universitária.
Os adultos de origem imigrante representavam 36% dos trabalhadores no setor de alimentação e serviços pessoais. Já nos grupos de profissionais de apoio aos cuidados de saúde e de operários são representados por 34% dos trabalhadores em cada um deles.
Coletivamente, estes quatro grupos de ocupações – STEM, alimentação e serviços pessoais, apoio aos cuidados de saúde e mão-de-obra – empregavam 45% de todos os trabalhadores dos EUA e 55% dos trabalhadores de origem imigrante em 2023.
Entre 2022 e 2032, o Gabinete de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos prevê um crescimento mais rápido, estimado em 15%, para as profissões de apoio aos cuidados de saúde. Além disso, projeta-se um aumento significativo de 11% nos postos de trabalho relacionados às áreas STEM. Este aumento na demanda por profissionais de STEM é impulsionado pela adoção mais ampla da inteligência artificial e outras tecnologias, a contínua digitalização da economia dos EUA e o crescente número de ciberataques e violações de dados em empresas e governos. Esses fatores devem contribuir para uma maior necessidade de talentos STEM nos próximos anos.
Os novos imigrantes impedirão que a população dos EUA diminua. Eles serão a fonte de todo o crescimento populacional dos EUA até 2042.
A advogada de imigração, com mais de 29 anos de experiência, Ingrid Domingues McConville descreve que o primeiro passo para quem pretende morar e trabalhar nos Estados Unidos é consultar as possibilidades de uma elegibilidade para começar um processo de residência em uma das variadas categorias de visto de imigrante com base no emprego. De acordo com critérios exigidos pela imigração atualmente, certas profissões têm mais possibilidades de sucesso.
Obtenha mais informações sobre imigração: @dmvisalaw