Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»A força das classes D e E que está movimentando o setor supermercadista
NEGÓCIOS

A força das classes D e E que está movimentando o setor supermercadista

wilkesousa11/02/202501
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O consumo nos lares brasileiros desacelerou em termos de quantidade de unidades compradas por ida ao mercado, registrando uma queda de 0,7%. No entanto, houve um leve aumento na frequência de compras, com alta de 0,3% no terceiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa da Worldpanel da Kantar. As classes D e E foram as principais responsáveis por essa mudança. Para equilibrar o orçamento, esses consumidores adotaram a estratégia de comprar menos unidades por vez, mas diversificar o carrinho com mais categorias de produtos.
 
Para o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, usando essa estratégia, o perfil do consumidor brasileiro das classes D e E foi o único a conseguir aumentar o número de categorias compradas no curto prazo. “Esses clientes passaram de 38 categorias no segundo trimestre para 39 no terceiro trimestre. Também demonstraram ter carrinhos de compras mais diversificados. Foram seis cestas ou mais em 50% das ocasiões de compra, contra 42% das classes A e B e 46% da classe C”, destaca o executivo.
 
Consumo da classe baixa em diferentes momentos do dia
 
A sondagem também identificou que esse perfil do consumidor (classes D e E) que mais aumentou as ocasiões de consumo de café da manhã, com a retomada da primeira refeição do dia em casa, cresceu 26,1%. Neste contexto, a refeição foi composta por itens mais básicos, a exemplo de pães (+25%) e café (+18%), mas também houve incremento nas categorias de maior valor agregado, como manteiga (+10%) e ovos (+9%).
 
O gerente Antonio Paiva, da filial Riachuelo do Supermarket Barra Oeste, que recebe aproximadamente 3 mil clientes por dia, percebeu o aumento. “O que temos visto aqui na loja é que os clientes das classes D e E vêm com foco em variedade, comprando menos unidades, mas diversificando o carrinho. Antes, saíam com os mesmos produtos de sempre; agora, a gente percebe que estão experimentando novas categorias, o que acaba movimentando diferentes setores da loja. Isso mostra que, mesmo com o orçamento apertado, há uma preocupação com qualidade e variedade na alimentação”, enfatiza o gerente.
 
 
Sobre a ASSERJ
Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.
 
Mais informações: https://asserj.com.br/   
Instagram: @asserjsupermercados   
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/     
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Samantha di Khali Comunica
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
EM DESTAQUE

Quais os recursos de IA para a indústria de seguros?

09/11/20230

BR-101 tem os preços mais caros para os combustíveis em setembro, aponta Edenred Ticket Log

22/10/20240

Itaú Social abre inscrições para curso sobre avaliação econômica de políticas públicas e projetos sociais

01/12/20230

Coopeguanacaste e Corning Impulsionam a Conectividade na Costa Rica

01/04/20240

ABIIS vai à Câmara dos Deputados debater a regulamentação da Reforma Tributária para dispositivos médicos

07/06/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.