O Região Federalista registrou 1.060 novos casos de covid-19 entre os dias 10 e 16 de setembro. Nos dias 9 de fevereiro e 3 de setembro deste ano, foram identificadas duas mortes, sendo um paciente de 60 a 69 anos e outro com mais de 80, ambos com comorbidades. Os dados são do novo boletim epidemiológico semanal da Secretaria de Saúde (SES-DF).
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valério, orienta aquelas pessoas que não completaram o ciclo vacinal, que procurem postos de vacinação para se imunizarem — e caso apresentem sintomas gripais, façam a utilização de máscaras.
“Apesar deste aumento, que já era previsto pelo próprio Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, está alerta, atenta e acompanhando com muita atenção, esse leve aumento”, avalia.
Divino Valério destaca que foram feitas leituras genômicas dos vírus e não foi detectado predominância do novo vírus Éris no DF e tranquiliza a população dizendo que não há motivo para preocupação. “São essas outras variantes da Ômicron, portanto não há motivo para alarde — e sim um motivo para se retomar e redobrar a atenção para este momento que estamos passando”, comenta.
De contrato com a Secretaria de Saúde, entre 12 e 18 de setembro, 11.329 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas no DF. Esse totalidade contempla a primeira, segunda e doses de reforço, abrangendo inclusive versões infantis e a bivalente.
Até o momento, no Região Federalista, foram aplicadas 7.315.537 doses da vacina monovalente contra Covid-19 e 561.172 doses da bivalente.
Veja Mais:
Ministério da Saúde vai investir R$ 56 milhões no Sistema de Transplantes