Indicadores da economia global apontam melhoria pelo terceiro mês consecutivo.
Em setembro de 2023, o cenário caminha para uma melhoria disseminada entre as economias e o barômetro global pode atingir sua média histórica de 100 pontos.
O barômetro global mensura o desempenho econômico e é composto por duas dimensões: uma chamada coincidente, e a outra antecedente.
A primeira está relacionada com a avaliação presente da economia e, a segunda, com as expectativas futuras acerca dela.
A dimensão coincidente subiu para o maior nível desde julho de 2022 e a antecedente para o maior patamar desde outubro de 2021.
Para os resultados positivos, houve avanços disseminados entre todas as regiões avaliadas, sobretudo entre a Ásia, Pacífico e África.
Há destaque para o desempenho positivo da indústria, bem como avaliações dos consumidores e agregados empresariais; comércio e serviço; e setor de construção.
As expectativas antecipam ciclos das taxas de crescimento mundial entre três e seis meses. Nesta dimensão econômica, apenas o setor de serviços apresentou pequeno recuo com relação aos meses anteriores.
Este recuo pode ser visto como uma “calibragem econômica”, haja vista que este é o setor que registra o maior patamar entre os demais.
As informações são do Instituto Brasileiro de Economia, IBRE-FGV.