O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (4), a situação de emergência em Vitória do Jari, no Amapá. Entre os dias 30 e 31 de agosto, a cidade foi atingida por um incêndio de grandes proporções, que destruiu completamente oito residências e um estabelecimento comercial.
Em seguida ao desastre, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entrou em contato com o prefeito da cidade, Ary Duarte, e com o governador do Amapá, Clécio Luís, para mostrar solidariedade e colocar a Defesa Civil Nacional à disposição para todo o trabalho de recuperação e atendimento à população.
“Desde o início do mandato, o presidente Lula recomendou que agíssemos com rapidez em todos os municípios que passassem por qualquer tipo de desastre. E, com Vitória do Jari, não foi diferente. Estamos ajudando, por meio da Defesa Civil Nacional, nos planos de trabalho para repassarmos o quanto antes os recursos necessários para assistência humanitária e reconstrução das residências”, enfatizou Waldez Góes.
O prefeito de Vitória do Jari, Ary Duarte, se mostrou satisfeito com a agilidade do retorno dado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. “Nós estamos passando por essa situação complicada, foram oito famílias que perderam casa, móveis, tudo que tinham, mas fico feliz porque o ministro Waldez Góes entrou em contato e estamos correndo com os planos necessários para a solicitação dos recursos para ações de defesa civil”, declarou o prefeito.
Outras cidades
Além de Vitória do Jari, outras sete cidades tiveram a situação de emergência reconhecida pelo MIDR nesta segunda-feira. Bom Jesus da Lapa, na Bahia, Itapagé e Irauçuba, no Ceará, e Bom Jardim, em Pernambuco, passam por um período de estiagem, enquanto São Raimundo Nonato, no Piauí, enfrenta a seca, que é uma ausência de chuvas ainda mais extensa.
Já Teófilo Otoni, em Minas Gerais, foi afetada por tempestade de granizo. Por fim, Santo Antônio do Sudoeste, no Paraná, foi atingida por um vendaval.
Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.