No Pará, familiares têm até o próximo sábado (26) para atualizarem as vacinas das crianças menores de 15 anos de idade, em uma das unidades municipais de saúde dos 144 municípios paraenses ou uma das Usinas da Paz espalhadas pelo estado.
Até o momento, 80 mil doses de todas as vacinas ofertadas na campanha foram aplicadas somente no “dia D”.
A infectologista Eliana Bicudo explica a importância de manter o calendário vacinal atualizado para atingir a meta de 90% das crianças vacinadas que, nos últimos anos, não tem alcançado as metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).
“A importância dessas campanhas de atualização, mutirões de imunização, é a tentativa que o governo vem fazendo para melhorar a cobertura vacinal para que as doenças não voltem. Como poliomielite que leva à paralisia, sarampo que leva a óbito, doenças como catapora, difteria, tétano, covid-19, influenza. Então a ideia é que nós voltemos a porcentagem que já tínhamos no Brasil, que era imunização acima de 90%”, explicou.
Nesta campanha, serão oferecidas 19 vacinas, entre as quais hepatite B, Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), poliomielite oral, HPV, febre amarela, Influenza e covid-19. Também estão disponíveis para os adultos as vacinas contra Hepatite B, Influenza e Dupla Adulto (difteria e tétano).
Sobre a campanha
A abertura das ações de imunização começou no dia 10 deste mês. E o dia 19 foi escolhido como dia “D”, quando o número de postos de vacinação e o efetivo de profissionais envolvidos foram ampliados para alcançar um número maior de crianças, adolescentes e adultos imunizados. As vacinas também foram disponibilizadas em pontos de grande movimentação na capital paraense, como o mercado do Ver-o-Peso e a Praça da República.