O universo da criação de conteúdo, tradicionalmente dominado por influenciadores mais jovens, começa a ser transformado por uma nova geração que prova que sucesso e visibilidade não têm idade. A Privacy, líder em monetização de conteúdo na América Latina, tem sido palco dessa virada ao destacar criadores com 40 anos ou mais, que não apenas conquistam espaço, mas também se reinventam, geram receita e inspiram outros a fazer o mesmo.
Com autenticidade e liberdade criativa, os influenciadores 40+ estão mostrando que maturidade também é sinônimo de inovação. Segundo a pesquisa “Diversidade Conectada 45+”, da Silver Makers, 75,65% dos criadores analisados têm entre 45 e 54 anos, sendo 71,59%, mulheres. Além disso, 63,10% se identificam como negros ou pardos, 23,25% têm corpos diversos (principalmente plus size), 16,24% pertencem à comunidade LGBTQIAPN+ e 8,86% são pessoas com deficiência – um retrato da diversidade que movimenta essa nova economia digital.
Liberdade, representatividade e conexão com o público
David Cardoso Jr., ator e cantor, é um dos nomes de destaque. Aos 54 anos, ele afirma: “O fato de eu ter entrado no Privacy fez com que eu me cuidasse mais. Estou com o melhor corpo da minha vida neste momento”. Para ele, a plataforma representa liberdade e praticidade: “A Privacy é disparado o melhor. É mais fácil de postar, sem burocracia, e o pagamento por Pix é simples e rápido”. Seu público, majoritariamente formado por homens gays, o acompanha desde sua icônica capa na G Magazine: “Tenho seguidores que me acompanham há mais de 25 anos. Isso é incrível”.
Outro exemplo de reinvenção é Juninho, ex-BBB 24. Aos 40+, ele encontrou na Privacy uma forma de se libertar de estigmas sobre idade e sensualidade. “O maior desafio foi entender que eu tinha um público que poderia me abraçar. Desmistifiquei coisas que estavam na minha mente sobre idade e desejo”, conta. “A liberdade que a Privacy dá aos criadores acaba tornando a plataforma diferenciada. Aqui, encontrei um espaço onde posso expressar minha identidade de forma genuína”.
A atriz Luiza Ambiel enfrentou a timidez como principal obstáculo, mas se surpreendeu com a receptividade. “Não tive resistência pela idade. O público interage tranquilamente, tanto mulheres quanto homens”. Ela destaca a liberdade como principal diferencial da plataforma: “Na Privacy, posso fazer o que sinto vontade e ainda gerar receita com isso”. Para quem quer começar, seu conselho é direto: “Se aceite. Conheça seus assinantes e dê o seu melhor”.
Já Rita Cadillac, ícone da música e do entretenimento, não tem medo de quebrar tabus. “Toda mulher tem o direito de mostrar seu corpo como quiser, ser poderosa e maravilhosa. Vamos lá, mulheres, principalmente as mais maduras”. Ela reforça que o preconceito muitas vezes vem de outros influenciadores e não do público: “Tenho fãs novos e velhos. Eu adoro, gosto e vou fazer mais e mais. Tenho uma cabeça jovem, então o preconceito passa longe”.
A nova era digital não tem idade
Essa nova geração de criadores mostra que o mercado está mais aberto e plural, e que o conteúdo autêntico, conectado com a trajetória de vida e com a representatividade, tem cada vez mais valor. A Privacy surge como catalisadora dessa transformação, dando visibilidade e autonomia para que os criadores maduros se destacarem em seus próprios termos.
“Existe público para todo e qualquer faixa etária. O mundo é diversificado. Acredite em você e invista nas suas qualidades”, resume Juninho, com a maturidade de quem encontrou na criação de conteúdo uma nova forma de existir e se expressar.
Sobre a Privacy
A Privacy é a maior rede social de monetização da América Latina, conectando criadores de conteúdo com seus super fãs por meio de assinaturas. Com mais de 50 milhões de assinantes e 400 mil influenciadores, a plataforma oferece uma maneira simples e segura para os criadores monetizarem seu conteúdo exclusivo e para os fãs acessarem conteúdo premium e se conectarem mais profundamente com seus criadores favoritos. Após quatro anos, a empresa conta com mais de 400 mil influenciadores, uma audiência de 50 milhões de usuários cadastrados e quase 3 milhões de acessos diários. Sua estrutura também acompanhou o crescimento: hoje conta com mais de 150 colaboradores, distribuídos em áreas como tecnologia, segurança da informação, experiência do cliente e compliance.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO PEDRO COSTA SANTOS
[email protected]