Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Marketing de Rua Renascido: Como a Panfletagem Está Dominando as Cidades

14/05/2025

Timbro leva portfólio completo de soluções para a HeliXP

14/05/2025

Harald aposta em ambientação estratégica para transformar o ponto de venda em canal de experiência e fidelização

14/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
quarta-feira, maio 14
EM DESTAQUE
  • Marketing de Rua Renascido: Como a Panfletagem Está Dominando as Cidades
  • Timbro leva portfólio completo de soluções para a HeliXP
  • Harald aposta em ambientação estratégica para transformar o ponto de venda em canal de experiência e fidelização
  • Desafios para os projetos de drenagem e manejo de águas pluviais são abordados na NR 12 da Agência Nacional de Águas (ANA)
  • Jornada do Crédito chega a Goiânia para impulsionar oportunidades e fortalecer o mercado
  • Pesquisador do futuro é um profissional analítico e adaptável às transformações da Era Digital
  • Salário emocional: quando bem-estar vale mais que cifras
  • Pela primeira vez, festival Brasil Sabor terá participação de estabelecimentos localizados em favelas
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»Varejo: como faturar mais em datas comemorativas?
NEGÓCIOS

Varejo: como faturar mais em datas comemorativas?

wilkesousa13/05/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Em um cenário de consumo cada vez mais cauteloso, as datas comemorativas seguem como um respiro fundamental para os supermercados brasileiros, das pequenas lojas de bairro às grandes redes varejistas. São momentos que movimentam bilhões de reais na economia nacional e representam picos de faturamento que ajudam a equilibrar o caixa, renovar estoques e fidelizar clientes em um setor marcado por margens apertadas e alta concorrência.

Para Pedro Della’Nora, empresário do setor que usa sua experiência para auxiliar outros proprietários de supermercados com estratégias para que suas lojas também possam crescer e dar lucro, é preciso manter um olhar atento às datas comemorativas. “Para o dono de supermercado, essas datas não podem simplesmente aumentar naturalmente um pouquinho as vendas. É preciso haver planejamento para aproveitar esse fluxo pra realmente criar um canhão de vendas”, diz.

Na Páscoa de 2025, por exemplo, o Ideal Supermercado, rede paranaense pertencente a Della’Nora, apresentou um crescimento de 12,5% nas vendas na comparação com a Páscoa do ano anterior. O resultado alcançado tem um significado especial, pois o varejo brasileiro movimentou aproximadamente R$ 3,36 bilhões na Páscoa deste ano, representando uma queda de 1,4% em relação a 2024, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Já no Dia das Mães, o Ideal Supermercado registrou um acréscimo de 16% nas vendas em comparação com a mesma data comemorativa de 2024. Considerando somente o sábado, dia 10 de maio, véspera do Dia das Mães, o crescimento nas vendas foi de 20% em relação ao ano passado.

Estratégias

Segundo Della’Nora, para alcançar resultados positivos em datas comemorativas, é imprescindível que o empresário do setor supermercadista se atente a alguns pontos fundamentais. “Ele precisa se preparar com antecedência, fazendo um bom planejamento para adiantar as compras e para estabelecer boas estratégias de marketing. Isso pode parecer básico, mas quando feito da maneira correta, acaba sendo o grande diferencial”, explica.

Um ponto essencial para o planejamento é o uso inteligente dos dados disponíveis. “Quem acompanha os números da loja semana a semana identifica o que gira mais, o que pode ser promovido e, por isso, está sempre um passo à frente. É com base nesses dados que conseguimos ajustar nossas estratégias e oferecer o que o cliente realmente procura”, indica o empresário.

Além disso, ele destaca a importância de investir em ambientação temática das lojas e em ações promocionais específicas que criem um clima de celebração e despertem o desejo de compra nos consumidores. “A gente trabalha muito a loja fisicamente: decoração, layout e exposição de produtos relacionados à data. O cliente precisa entrar no mercado e sentir que tem algo especial acontecendo ali. Isso mexe com o emocional e impulsiona as vendas”, afirma.

Assim, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, o supermercadista que alia planejamento, criatividade e análise de dados tem mais chances de transformar as datas comemorativas em verdadeiras alavancas de crescimento. E de acordo com Della’Nora, se aplicadas corretamente, essas estratégias básicas podem ser utilizadas em todas as datas comemorativas que acontecem ao longo do ano para transformar as lojas no que ele chama de supermercados meteóricos.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDO BOVO FISCHER
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Marketing de Rua Renascido: Como a Panfletagem Está Dominando as Cidades

14/05/2025

Timbro leva portfólio completo de soluções para a HeliXP

14/05/2025

Harald aposta em ambientação estratégica para transformar o ponto de venda em canal de experiência e fidelização

14/05/2025
EM DESTAQUE

TIVIT e Microsoft aceleram a transformação digital dos seus clientes com soluções de IA

17/07/20240

O avanço do ecossistema de startups impulsionado por iniciativas femininas

26/03/20240

Mercado varejista investe na na IA para hiperpersonalização das vendas onlines

31/03/20250

O TEMPO E A TEMPERATURA: Quarta-feira (20) com firmamento ensolarado em grande segmento do Nordeste

20/09/20230

As inscrições da 10ª Voltinha da União estão abertas

12/09/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Marketing de Rua Renascido: Como a Panfletagem Está Dominando as Cidades

14/05/2025

Timbro leva portfólio completo de soluções para a HeliXP

14/05/2025

Harald aposta em ambientação estratégica para transformar o ponto de venda em canal de experiência e fidelização

14/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.