Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»Mês da Mulher: sobe de 29% para 46% o número de brasileiras que empreendem em busca de flexibilidade, mostra pesquisa da Serasa Experian
NEGÓCIOS

Mês da Mulher: sobe de 29% para 46% o número de brasileiras que empreendem em busca de flexibilidade, mostra pesquisa da Serasa Experian

wilkesousa13/03/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Independência financeira é, atualmente, razão para 40% das respondentes
Diferenças de gênero ao empreender também são tema do estudo

São Paulo, 13 de março de 2024 – No mês da mulher, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, traz a segunda onda do levantamento do perfil da empreendedora brasileira no país. O estudo traz as razões que levam as mulheres a abrirem seus próprios negócios, além do comparativo com a primeira edição da pesquisa. O levantamento traz ainda as diferenças de gênero ao empreender.

Entre as motivações, 46% das respondentes afirmaram que flexibilidade de tempo foi o que as levaram a empreender, enquanto 40% o fizeram em busca de independência financeira. 24% afirmaram que empreendem para ter uma renda complementar e 20% para ganhar mais do que ganhava antes.

As motivações das mulheres para empreender vêm mudando ano a ano
A mesma pergunta foi realizada na primeira onda da pesquisa, feita em 2022, e é possível verificar diferença entre os dados. A principal motivação era a independência financeira para 40% das mulheres, razão, hoje em segunda colocação, mas mantendo a mesma porcentagem (40%). Flexibilidade era o segundo motivo, com 29% – versus 46%, atualmente.

Em terceiro lugar, com 24%, as mulheres empreendiam para fazer o que acreditavam. Na onda atual, essa motivação está em quinto lugar, sendo a razão de 18% das respondentes. Ter renda complementar era a quarta colocada, com 21% das respostas. Essa motivação também subiu na prioridade das empreendedoras, ocupando a terceira colocação com 24%.

Por fim, destaque para a motivação financeira de ganhar mais. Em 2022, 20% das respondentes empreenderam por conta disso. Hoje, é a quarta colocada, com a mesma porcentagem.

“Há uma mudança no perfil da mulher empreendedora que mostra, cada vez mais, que o lugar da mulher é onde e como ela quiser. É muito relevante acompanhar esta evolução entre as duas ondas da pesquisa pois nosso objetivo é apoiar as PMEs e as mulheres em toda a sua jornada, entendendo suas transformações e motivações para a criação de produtos e serviços aderentes as suas necessidades, além de fornecer conteúdo de qualidade que facilite a gestão do negócio.”, explica a diretora de produtos para pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Mariana Figueiredo.

Desafios de gênero
O levantamento traz também as diferenças para empreendedores homens e mulheres na visão das respondentes. Para 71% delas, ainda há um desafio em conciliar as tarefas familiares e profissionais.

Outro ponto levantado na pesquisa foi sobre o preconceito e a dificuldade das mulheres em serem líderes. 68% delas afirmam que enfrentam preconceito quando buscam se destacar e tomar a liderança no mercado em que atuam. Já 65% delas afirmam que enfrentam mais dificuldades para serem levadas a sério como líderes em seus negócios. Ainda no tema, 57% das respondentes dizem que mulheres empreendedoras têm menos facilidade para se posicionar em mercados dominados por homens.

Por fim, segundo Mariana Figueiredo, “é preciso entender o contexto e as particularidades do mundo do empreendedorismo bem como suas mudanças ao longo do tempo, em especial quando falamos de mulheres, que vem aumentando sua representatividade neste relevante segmento da economia. No mês de março, essa atenção se redobra, mas este foco deve ser contínuo. Apoiamos as PMEs, seja com conteúdo de gestão e mercados, seja com soluções que otimizem seu dia a dia e facilitem o acesso ao crédito, como por exemplo o Score CNPJ, usando dados também para gerar insights valiosos para os empreendedores”.

Metodologia
A Pesquisa “Mulheres no Empreendedorismo” da Serasa Experian foi realizada de forma quantitativa, via painel de respondentes e contou com 562 participantes de todas as regiões do país. O detalhamento seguido foi segundo a classificação do Sebrae, considerando: “Comércio, Serviço e Indústria”, “B2B, B2C e Ambos”, “Todas as áreas de atuação (sem cota)”, “Clientes e não clientes de birôs de crédito (sem cota)”, “Maiores de 18 anos”, “100% mulheres” e “Classes ABCD (cotas: 50% AB1 e 50% B2CD)”.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Bruna Leone Romancini
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
EM DESTAQUE

Ursofrango lança promoções especiais de Black Friday com até 50% de desconto e reforça apoio ao esporte nacional

29/11/20240

5 plantas que afastam o mosquito da dengue

10/03/20240

Projeto do Governo de SP prevê melhorias dos serviços de pátios do Detran e DER

20/01/20240

Compra Agora multiplica em seis vezes receita de campanhas digitais ao consolidar diálogo com varejistas de vizinhança

16/12/20240

Dicas para escolher o tênis perfeito da linha adidas Classic

03/09/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.