Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA

11/05/2025

Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano

11/05/2025

Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados

10/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
domingo, maio 11
EM DESTAQUE
  • Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA
  • Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano
  • Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados
  • Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data
  • Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian
  • Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães
  • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
  • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»Agora é lei: empresas serão obrigadas a cuidar da saúde mental dos colaboradores   
NEGÓCIOS

Agora é lei: empresas serão obrigadas a cuidar da saúde mental dos colaboradores   

wilkesousa26/02/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

LogotipoDescrição gerada automaticamente 

Agora é lei: empresas serão obrigadas a cuidar da saúde mental dos colaboradores   

 

Consultoria It’sSeg, da Acrisure, lista quatro dicas essenciais para auxiliar as companhias a prevenir, analisar e tratar o estresse excessivo e outros transtornos no ambiente corporativo 

A partir de 25 de maio todas as empresas que atuam em território nacional terão de adotar medidas de prevenção, avaliar os riscos psicossociais e oferecer suporte adequado para apoiar a saúde mental de seus colaboradores. É o que exige a Norma Regulamentadora 1 (NR-1), aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em agosto de 2024. A nova regra tem como objetivo prevenir atitudes que favoreçam o desenvolvimento do estresse excessivo e outros transtornos mentais, como assédio moral, conflitos interpessoais, cobranças e metas desproporcionais, falta de autonomia e suporte e longas jornadas de trabalho. 

“A preocupação com a saúde mental tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente corporativo, principalmente no pós-pandemia. A NR-1 é uma medida fundamental para prevenir novos casos e conter o avanço dos transtornos mentais no trabalho. Nossos estudos recentes revelaram um aumento 20% nos afastamentos por questões relacionadas à saúde mental em 2023. Desenvolver um plano de análise de riscos, prevenção e tratamento de novas complicações é um marco muito importante para toda a sociedade”, afirma Danilo Nakandakare, superintendente de gestão de saúde da It’sSeg.  

Para auxiliar as organizações a se adequarem à regra e desenvolverem um ambiente saudável aos colaboradores, a It’sSeg elencou quatro dicas essenciais:  

1 – Treinamento e capacitação para lideranças humanizadas: é dever das empresas sensibilizarem seus gestores para criarem uma cultura de apoio emocional aos colaboradores, com comunicação aberta, transparente e que consiga identificar sinais de desequilíbrios mentais, visando a reduzir os impactos no desempenho das equipes. Seguir as práticas do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) é um importante ponto de partida para capacitar os executivos.  

2 – Diagnóstico e monitoramento contínuo: as organizações precisam implementar ferramentas para diagnosticar possíveis casos de transtornos mentais, como o Censo de Saúde Mental, a HSE Indicator Tool (HSE-IT) e pesquisas internas. Utilizar dados e tecnologia para analisar fatores como absenteísmo, turnover e satisfação no trabalho é outra solução eficaz. Grupos focais e entrevistas individuais também auxiliam na identificação de fatores de risco aos colaboradores.  

3 – Ambiente de segurança psicológica: oferecer um local seguro para apoiar os funcionários é fundamental. A escuta ativa e o estímulo à cultura de feedback positivo e contínuo são necessários para criar um ambiente de confiança e segurança mental. As empresas também precisam adotar rigorosas políticas de prevenção ao assédio e à discriminação, com objetivo de promover o bem-estar e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.  

4 – Programas de apoio e reabilitação: o suporte oferecido aos casos de transtornos mentais é um diferencial, tanto para a cultura da organização como para a diminuição do estigma do colaborador. Os empregadores devem implementar espaços e canais de apoio com acolhimento psicológico, além de criarem planos de inclusão e benefícios como subsídios para terapia e atividades de bem-estar que colaborem com a reabilitação dos funcionários.  

De acordo com Marlene Capel, diretora da B2P, consultoria especializada no acompanhamento e gestão de funcionários afastados por razões médicas, da It’sSeg, cumprir a determinação da NR-1 não é atender somente a exigência legal, já que a prática gera benefícios diretos aos resultados das empresas. “Promover um ambiente mentalmente saudável é garantir uma estratégia gerencial inteligente, colaborando com a redução dos afastamentos e de gastos com o Fator Acidentário de Prevenção (FAP). Organizações que investem na prevenção de riscos psicossociais tendem a atrair, engajar e reter melhor os talentos, sendo diferenciais competitivos no mercado de trabalho”, afirma. 

 

Sobre a It’sSeg   

A It’sSeg, de propriedade da Acrisure, é uma corretora, consultoria e administradora de benefícios fundada em 2014 a partir da integração de corretoras já consolidadas no mercado. Atualmente conta com 14 associações de empresas que, juntas, administram mais de 2,1 milhões de vidas e R$ 5,4 bilhões de prêmios anuais. Desde 2022 faz parte do grupo internacional Acrisure, sendo a primeira aquisição na América Latina.   

http://itssegcompany.com.br  

 

Mais informações:  

INFORMAÇÕES DE IMPRENSA    

 

Transmídia Comunicação   

Ricardo Morato ([email protected])    

(11) 98799-5868    

Carol Freitas ([email protected])    

(11) 99196-3890  

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VINICIUS PEREIRA SANTOS
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA

11/05/2025

Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano

11/05/2025

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025
EM DESTAQUE

Boi gordo registra queda no preço nesta quinta-feira (19)

19/10/20230

Preços da construção civil sobem 0,18% em agosto

13/09/20230

Robinho tem chances reais de não ter sua pena homologada pelo Brasil

20/03/20240

PMs de SP ajudam em recuperação de hospital infantil do câncer atingido em Sorocaba

20/01/20240

CBPM investe em novo ciclo de aerolevantamentos

06/12/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA

11/05/2025

Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano

11/05/2025

Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados

10/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.