Uma das tomadas de decisões mais importantes ao longo da vida das pessoas é em relação a qual carreira profissional seguir. Essa escolha é tomada, na grande maioria das vezes, nos últimos anos escolares, enquanto todos ainda são jovens; para a partir disso, escolher qual curso, faculdade e oportunidades profissionais.
Para ajudar nessa tomada de decisão existem testes de orientação profissional, desenvolvidos com base em critérios científicos a fim de oferecer resultados acurados de acordo com as preferências e habilidades. A Vetor Editora, empresa com quase 60 anos de experiência no desenvolvimento de testes psicológicos, parte do grupo Giunti Psychometrics, líder em psicometria científica, é uma das empresas que desenvolve esses tipos de instrumentos.
O principal objetivo dos testes de orientação profissional é ajudar as pessoas a identificar suas habilidades, interesses, valores e características de personalidade, de modo a orientá-las na escolha de uma carreira ou área profissional que seja mais alinhada com suas aptidões e objetivos pessoais. Esses testes fornecem uma base para reflexões mais aprofundadas sobre a compatibilidade entre o perfil individual e as exigências ou possibilidades do mercado de trabalho, facilitando tomadas de decisão mais conscientes e assertivas.
Ter um “braço amigo” nessa tomada de decisão é fundamental para se sentir seguro. Os resultados dos testes fornecem uma visão aprofundada sobre áreas de afinidade, combinando dados quantitativos com reflexões qualitativas, que ajudam a compreender não apenas suas inclinações profissionais, mas também seu perfil comportamental e emocional. Dessa forma, o processo vai além da escolha de uma profissão, promovendo autoconhecimento, confiança e clareza na tomada de decisão
Apesar de muitos realizarem essa decisão ainda jovens, não existe idade limite para escolher qual carreira seguir, pois os testes são ferramentas versáteis que podem ser aplicadas em diferentes fases da vida, de acordo com as necessidades individuais.
Para jovens, esses testes são amplamente utilizados durante o ensino médio ou na fase de escolha de um curso superior, ajudando a identificar interesses, habilidades e afinidades que podem orientar a decisão por uma carreira específica ou confirmar a escolha já feita. Esse é um momento crucial, pois marca o início da trajetória profissional e requer autoconhecimento para escolhas mais assertivas.
Outro ponto positivo é que os testes de orientação profissional também podem ser utilizados por quem já fez a escolha de qual carreira seguir. Esses testes oferecem uma oportunidade valiosa de autoconhecimento, ajudando a confirmar escolhas e identificar aspectos que podem fortalecer a confiança no caminho escolhido.
Além disso, eles podem destacar competências, interesses e habilidades que a pessoa talvez não tenha considerado, proporcionando dicas sobre áreas específicas dentro da carreira que mais se alinham ao seu perfil.
Sobre a Vetor Editora:
A Vetor Editora, parte do grupo Giunti Psychometrics, líder em psicometria científica, é referência em materiais e tecnologia para avaliação psicológica e manutenção da saúde mental nas empresas. Criada há 58 anos para contribuir com o exercício da psicologia em diversas áreas, desenvolve e oferece cerca de 100 instrumentos psicológicos que podem ser aplicados e corrigidos por meio da sua plataforma, a VOL Vetor Online. Com sua linha de negócios, a Vetor Serviços, presta serviços de contratação, consultoria e treinamentos na área de Recursos Humanos, auxiliando companhias a avançarem nos cuidados com o bem-estar emocional dos profissionais, e conta com mais de 40 mil clientes, entre eles MRS Logística, Sodexo, Gerdau, etc. Além disso, a editora foi reconhecida com o selo Great Place to Work por dois anos consecutivos, 2023-2024 e 2024-2025, uma certificação que avalia a opinião dos colaboradores acerca da cultura organizacional, liderança, comunicação, benefícios, respeito, credibilidade, entre outros.
Sobre a Giunti Psychometrics:
Fundada em Florença em 1950, a Giunti Psychometrics é um grupo líder no âmbito da psicometria e da psicologia científica. Hoje conta com 350 pessoas distribuídas por 25 empresas em 15 países da Europa, Ásia, África, Oriente Médio e América Latina. Sempre com sólida base científica, adapta e desenvolve testes e instrumentos psicométricos, treinamento profissional para psicólogos e ajuda grandes empresas multinacionais no desenvolvimento e formação do seu capital humano. Os testes psicométricos são utilizados no âmbito da saúde, escolar, militar, da orientação profissional, e por organizações públicas e privadas. Alguns conceitos teóricos pesquisados e desenvolvidos nos laboratórios internos de pesquisa da Giunti Psychometrics que se traduziram em produtos inovadores de grande sucesso são a anti-fragilidade, a agilidade digital e a medição psicométrica em ambientes de realidade virtual.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA BRAZ DE ANDRADE
gabriela.andrade@pinepr.com