Campinas, 26 de novembro de 2024 – O CPQD está recebendo da Prefeitura de Campinas o Selo Empresa Amiga da Mulher, iniciativa destinada a incentivar e reconhecer o esforço de empresas que se comprometem com a proteção e promoção dos direitos das mulheres. Instituída pela Lei n.º 16.417, de 30 de junho de 2023, a distinção será concedida pelo prefeito Dário Saadi em cerimônia que acontece nesta terça-feira (26/11), nas instalações do Pólis de Tecnologia, em Campinas.
“Esse reconhecimento é resultado do trabalho que vem sendo realizado no CPQD visando sensibilizar os colaboradores sobre a importância de prevenir e erradicar toda forma de discriminação de gênero e de promover a equidade dentro da organização”, ressalta o presidente Sebastião Sahão Júnior. Entre as ações propostas na carta compromisso apresentada pelo CPQD à Prefeitura de Campinas, está a divulgação de canais de denúncia e acolhimento a vítimas de violência no ambiente de trabalho, familiar ou outro em que a mulher seja desrespeitada.
Nesse sentido, a organização iniciou uma parceria com o Centro de Referência e Apoio à Mulher – Ceamo de Campinas, que tem como finalidade acolher e prestar atendimento psicológico, social e orientação jurídica a mulheres em situação de violência no âmbito doméstico. “Para 2025, nossa intenção é promover outras atividades em parceria com o Ceamo, como treinamentos e palestras de conscientização sobre esse assunto”, adianta Mariana Ruas Palomares, gerente de Recursos Humanos e do Comitê de Diversidade do CPQD, o CPQD+.
Outra iniciativa importante é o esforço para ampliar a participação de mulheres no quadro de funcionários da organização. “Estamos com o percentual na média do mercado de trabalho na área de tecnologia, mas nosso objetivo é aumentar essa participação por meio das vagas afirmativas para mulheres”, afirma Mariana. Segundo ela, em 2024 foram feitas contratações a partir de vagas afirmativas, sendo uma delas para um cargo de gerência. “Ter mais mulheres em funções de liderança é outro compromisso do CPQD para 2025”, acrescenta.
Vandecleya Moro, secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, ressalta que o Selo Empresa Amiga da Mulher é uma forma de reafirmar o compromisso das empresas com a proteção dos direitos das mulheres e a criação de ambientes de trabalho que promovam a dignidade e o respeito. “Reconhecer o CPQD com essa distinção é destacar o exemplo de uma instituição que alia inovação tecnológica à responsabilidade social, inspirando outras empresas a seguirem pelo mesmo caminho de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade”, afirma a secretária.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO HENRIQUE DE CARVALHO CASSIANO
pedro@pimenta.com