Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA

11/05/2025

Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano

11/05/2025

Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados

10/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
domingo, maio 11
EM DESTAQUE
  • Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA
  • Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano
  • Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados
  • Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data
  • Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian
  • Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães
  • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
  • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»TECNOLOGIA»Composable e Headless: as garantias de escalabilidade que o varejo eletrônico precisa hoje
TECNOLOGIA

Composable e Headless: as garantias de escalabilidade que o varejo eletrônico precisa hoje

19/11/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

*Por Thiago Onorato 

Não é de hoje que o varejo eletrônico é caracterizado por transformações constantes e isso ficou ainda mais evidente com a pandemia da Covid 19, que gerou uma verdadeira revolução nas compras on-line. Uma pesquisa da Fortune Survey Money mostrou que 67% das pessoas dizem que comprar online foi crucial durante essa fase e 40% estão gastando mais online do que antes.

Os dados comprovam que essa mudança de hábitos impactou definitivamente o setor, originando um novo perfil de consumidor. Agora mais engajados e exigentes, eles buscam por variedade, preços competitivos e uma experiência de compra totalmente diferenciada e personalizada de acordo com suas preferências e gostos.

Esse novo perfil sem dúvida ajudou a impulsionar e popularizar o comércio via web ampliando ainda mais as vendas, mas, em contrapartida, tem exigido muito mais adaptações e investimentos por parte dos varejistas para acompanhar as transformações. Nesse sentido, a flexibilidade e a escalabilidade se tornaram cruciais para garantir um modelo de negócio bem-sucedido e, acima de tudo, mais competitivo.

Isso porque, juntas, essas características possibilitam a construção de uma infraestrutura pronta para crescer e se adaptar rapidamente a demandas inesperadas, além de permitir agregar novos serviços de forma fácil e rápida proporcionando mais inovação aos clientes, algo que se tornou um fator decisivo na hora de escolher o melhor fornecedor para fazer uma compra, afinal, hoje são eles quem determinam o modo como querem ser atendidos.

Diante disso, as chamadas plataformas monolíticas tradicionais – aquelas que centralizam todas as funções de um ecommerce em um único sistema e que eram mais essenciais lá atrás, quando o comércio eletrônico iniciou, perderam a efetividade já que oferecem uma limitação em relação à escalabilidade, inovação e adaptação exigidas pela nova realidade que estamos vivendo.

Para um varejista que precisa adicionar novos canais, como um app ou um novo modelo de marketplace, por exemplo, a rigidez dos sistemas monolíticos torna esse processo lento e caro, deixando as empresas presas a uma estrutura que não permite a escalabilidade necessária no varejo eletrônico moderno.

Por isso, estamos acompanhando o advento de opções mais inovadoras para enfrentar esses desafios, como o composable commerce e o headless commerce, conceitos que oferecem às empresas a capacidade de se adaptar rapidamente, sem as limitações impostas pelas plataformas monolíticas tradicionais, e que já vêm sendo adotados há algum tempo, demonstrando ser verdadeiros aliados para o sucesso dos varejistas.

Reforçando a diferença entre eles, o aumento de volume de pedidos ou a integração de novos parceiros pode causar problemas de desempenho e exigir grandes reformulações no sistema nas arquiteturas monolíticas. Já nas arquiteturas composable e headless, o crescimento é facilitado por uma abordagem modular, na qual cada componente pode ser dimensionado independentemente. Isso é crucial em datas como a Black Friday, quando o volume de transações dispara, e é preciso garantir que as plataformas estejam prontas para escalar sob demanda.

Com o composable commerce é possível montar operações digitais de forma modular, escolhendo apenas os componentes necessários naquele momento. Esta estrutura é semelhante aos blocos de um Lego e reduz custos operacionais, permitindo uma atualização contínua, sem a necessidade de reformulações drásticas. O conceito é tão forte que segundo o Gartner até 2025, aqueles que adotarem uma abordagem composable terão 80% mais chances de liderar a inovação e adaptação no mercado.

Já o headless commerce separa o frontend (interface do usuário) do backend (gestão de dados e operações), permitindo que os varejistas inovem na experiência do cliente sem comprometer a operação por trás. Isso traz mais flexibilidade na interação com o cliente, pois as empresas podem testar rapidamente novos designs e canais sem precisar mexer na estrutura central.

A verdade é que o varejo eletrônico continuará evoluindo de forma acelerada e quem adotar soluções flexíveis e modulares estarão sempre à frente. Com o composable e headless commerce, não estamos apenas falando sobre adaptação ao futuro, mas de moldá-lo. O sucesso no varejo moderno depende da capacidade de inovar sem amarras, escalando operações sem comprometer a experiência do cliente. Aqueles que entenderem esse caminho, estarão preparados para liderar a próxima grande transformação no comércio digital.

*Thiago Onorato é CMO da Mkplace, empresa especialista em soluções as a service para marketplaces.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO KIYOSHI SYOZI
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas

09/05/2025

Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores

09/05/2025

 Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe

09/05/2025
EM DESTAQUE

Lei de SP estabelece novas regras para gestão de resíduos sólidos gerados em eventos

24/10/20230

No Dia do Empreendedorismo Feminino, conheça a história da empreendedora de Mongaguá que acredita no ensino como forma de transformar o futuro

18/11/20240

Descubra quais os princípios fundamentais que toda governança corporativa precisa seguir

07/11/20240

Para aproveitar o carnaval com leveza, torta cremosa de liquidificador com frango Korin

07/02/20240

Ocupação feminina no mercado de cibersegurança

26/01/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA

11/05/2025

Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano

11/05/2025

Empresária paranaense é a preferida das celebridades para quartos de bebê personalizados

10/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.