Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sábado, maio 10
EM DESTAQUE
  • Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data
  • Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian
  • Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães
  • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
  • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
  • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
  • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
  • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»Como os processos cognitivos podem impulsionar o desempenho e maximizar os resultados
NEGÓCIOS

Como os processos cognitivos podem impulsionar o desempenho e maximizar os resultados

11/11/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A troca de informações é um elemento essencial nas interações humanas, especialmente no ambiente corporativo. Entender como a mente interpreta e responde às mensagens pode ser um diferencial significativo para gestores. Por isso, aqui, a ideia é entender a interseção entre comunicação e processos cognitivos, oferecendo insights interessantes para uma transmissão corporativa eficaz nas empresas.

O que já sabemos é que a troca assertiva de informações é essencial para o sucesso de qualquer organização. Segundo um estudo da McKinsey & Company, empresas com comunicação eficaz têm 47% mais chances de superar seus concorrentes. A comunicação interna, em particular, é vital para alinhar os funcionários com os objetivos da companhia, promover a colaboração e aumentar o orgulho em pertencer. 

Em princípio, é necessário entender que entre os aspectos cognitivos, os processos são as atividades mentais que envolvem a aquisição, armazenamento, recuperação e uso de informações. Eles incluem percepção, atenção, memória, raciocínio e tomada de decisão. Quando uma mensagem é recebida, a mente passa por várias etapas para interpretá-la.

A primeira etapa é a percepção, na qual a mensagem é captada pelos sentidos e influenciada por experiências anteriores, expectativas e contexto. Em seguida, a mente seleciona quais mensagens merecem atenção, um recurso limitado e seletivo, especialmente em ambientes corporativos saturados de informações.

Depois, a mensagem é decodificada e integrada ao conhecimento pré-existente na etapa da compreensão. Assim, a informação é armazenada para uso futuro, sendo organizada na memória de curto e longo prazo, utilizando técnicas como repetição e associação para facilitar a retenção. E por fim, a mente decide como responder à mensagem, e essa resposta pode ser influenciada por fatores emocionais e racionais.

Além de entender quais são os processos cognitivos e a interpretação de mensagens, é necessário que o gestor tenha conhecimento sobre as estratégias que podem ser utilizadas para promover uma comunicação assertiva dentro da organização. E para isso, é essencial conhecer o público, entender o perfil cognitivo dos funcionários, suas preferências e motivações. Ferramentas como MBTI e DISC podem ajudar a adaptar a comunicação de maneira eficaz. 

Além disso, clareza e consistência são fundamentais para evitar mal-entendidos, como defendem os escritores Chip Heath e Dan Heath, ao afirmar que “A clareza é a chave para a comunicação eficaz”. A repetição de informações importantes também reforça a compreensão. 

O feedback contínuo também é interessante, pois promove um ambiente de melhoria constante quando é específico e oportuno. Também, diversificar os canais de comunicação, como e-mails, reuniões e redes sociais corporativas, ajuda a alcançar todos os funcionários de maneira eficaz. Incluindo, utilizar narrativas, isso torna as mensagens mais memoráveis, facilitando a retenção e o engajamento emocional.

Compreender os processos cognitivos é essencial para promover uma assimilação mais natural das mensagens transmitidas pela comunicação interna, facilitando o entendimento e o engajamento dos colaboradores. Gestores que aplicam esse conhecimento podem desenvolver estratégias de comunicação mais assertivas, criando e mantendo um ambiente de trabalho mais coeso, produtivo e agradável. 

Cleide Cavalcante é jornalista com Master pela Universidade de Navarra e especialização em Comunicação Interna, Cleide é Gerente de Comunicação na Progic, empresa líder em tecnologia para Comunicação Interna no Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência e 350 projetos digitais implantados em grandes empresas, como IBM, Danone e Michelin.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIULIA CRAVEIRO ROSSI
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
EM DESTAQUE

Governo de SP regulariza imóveis de 3,7 mil famílias em 31 municípios paulistas

20/06/20240

Axis Communications nomeia Luis Ceciliato como novo Gerente Nacional de Vendas no Brasil

15/07/20240

MIS promove diversos eventos gratuitos voltados para os fãs de cinema em SP

13/12/20230

Proteja o coração e a carteira contra phishing neste dia dos namorados

12/06/20240

PagBank apresenta videocast sobre Independência Financeira Feminina

11/03/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.