Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sexta-feira, maio 9
EM DESTAQUE
  • B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo
  • Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo
  • Mães que transformam
  • Mulheres na construção civil: crescimento e representatividade na LocExpress
  • Especial Dia das Mães: Maternidade e empreendedorismo se unem na trajetória de franqueada da Acqua Lavanderia Express
  • Empreendedorismo Materno no Franchising: A trajetória de sucesso de Janete Freitas, Franqueada da LAVUP, com atuação em Blumenau, Santa Catarina
  • Acqua Lavanderia Express inaugura uma nova unidade a cada dois dias
  • Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»NEGÓCIOS»Greenwashing: os desafios para comunicar os compromissos sustentáveis
NEGÓCIOS

Greenwashing: os desafios para comunicar os compromissos sustentáveis

27/10/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

São Paulo, setembro 2024 – Nos últimos anos presenciamos o crescimento de mais empresas empenhadas em transformar seus negócios em “ecológicos” ou “sustentáveis”. Porém, o que acontece quando essa transformação é apenas uma fachada que esconde práticas antiéticas e até prejudiciais ao meio ambiente? É aqui que entra em jogo o conceito de greenwashing, uma tática enganosa que busca capitalizar a crescente preocupação com o planeta enquanto desvia a atenção das verdadeiras práticas de negócios.

“Este fenômeno pode não só afetar a reputação das empresas envolvidas, mas também minar a confiança do público e desviar a atenção dos esforços genuínos em prol da sustentabilidade. Portanto, é crucial que as empresas o evitem e promovam práticas de segurança e comunicação honesta”, comenta Samantha Rodríguez, Gerente Sênior de Sustentabilidade Latam da CHEP, empresa global de logística sustentável e soluções para transformar a cadeia de abastecimento.

 

Greenwashing no Brasil

Apesar de normas e códigos de proteção ao meio ambiente e ao consumidor, no Brasil não há legislação ou regulamentação com critérios mais concretos para a adoção e divulgação das práticas ESG. De acordo com um estudo elaborado pela agência de classificação de risco Bells & Bayes Rating Analytics 1, de 191 empresas analisadas e que são listadas no segmento de Novo Mercado da B3, 63% publicaram relatórios de sustentabilidade em 2022. No entanto, apenas 29% destas empresas tiveram seus dados auditados ou verificados externamente.

Para incentivar que mais empresas divulguem suas ações ESG, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exigirá que as companhias listadas na Bolsa de Valores divulguem dados de sustentabilidade e clima a partir de 2026, em linha com os padrões estabelecidos pelo International Sustainability Standards Board (ISSB). 

Ser “mais verde e menos washing” não é apenas uma estratégia de diferenciação, mas uma necessidade em um mercado onde os consumidores valorizam cada vez mais a sustentabilidade e esperam que as marcas ajam em conformidade. Por isso, manter a confiança do público torna-se essencial quando se considera que 70% dos consumidores acreditam que as marcas devem posicionar-se nas questões sociais, principalmente quando relacionadas com as alterações climáticas 2. 

 

Medir ações sustentáveis: da intenção à certificação

O setor de transportes é o segundo que mais contribui para a geração de emissões de gases de efeito estufa com aproximadamente 14,2% do total de emissões 3, o que tem comprometido as empresas da cadeia de abastecimento no momento de implementar estratégias para redução das emissões.

Na era da informação, é vital que as empresas não apenas cumpram estas promessas, mas também o façam de forma transparente, onde as certificações são fundamentais para fornecer provas concretas destas práticas.

A CHEP, por exemplo, possui uma métrica interna chamada “Índice de Circularidade”, que mede o desempenho circular dos seus clientes, calculando as emissões de carbono derivadas de cada palete. “Metas baseadas na ciência garantem credibilidade, reduzindo as chances de greenwashing e riscos à reputação. Na CHEP, utilizamos ferramentas como Avaliações do Ciclo de Vida (ACV) e Circulytics para medir e demonstrar os benefícios ambientais das nossas práticas sustentáveis e regenerativas”, explica Samantha. 

De acordo com a executiva, os clientes recebem um certificado que indica o quanto cada empresa evitou em emissões, resíduos e consumo de madeira proveniente do uso dos paletes da CHEP, que são feitos de madeira reutilizável. 

A CHEP produziu um vídeo didático para explicar o que é o greenwashing e a necessidade das empresas aderirem práticas transparentes e assim contribuir genuinamente para um futuro mais sustentável para todos. 

1ESG Disclosure Yearbook Brazil 2024 

2 Trust Barometer 

3 World Resources Institute   

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROBERTA SENA FELICIANO
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
EM DESTAQUE

Economia mundial ainda sofre efeitos da pandemia

18/12/20230

Dia do empreendedor: 10 Executivos indicam leituras imperdíveis para quem deseja abrir o próprio negócio

09/10/20240

O TEMPO E A TEMPERATURA: Quarta-feira (23) de céu com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada no Norte brasileiro

22/08/20230

Brasil enfrenta o desafio de reduzir desperdício de alimentos

06/07/20240

Sindi Clubes SP promove encontro gratuito com escritor João Anzanello Carrascoza

03/09/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

B2B Match anuncia Rogério Barreira como voz inspiradora da segunda edição Get Together São Paulo

09/05/2025

Plataforma Mães Negras do Brasil promove atividade sobre o poder dos chás, conectando ancestralidade e empreendedorismo

09/05/2025

Mães que transformam

09/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.