Aproximadamente 40% da população brasileira está preocupada com a economia, no que se refere às suas finanças pessoais, um nível muito acima do visto em outros países. É o que indica a pesquisa semestral A Slow Recovery for Consumer, feita pelo Boston Consulting Group (BCG).
A média das outras nações mostra que 2% das pessoas estão tensas com a economia em geral e 16% com suas próprias finanças. O estudo entrevistou 6 mil consumidores de Brasil, Índia, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e China.
Para Bruno Corano, economista da Corano Capital, o Brasil está num momento muito delicado, já que boa parte desse teórico crescimento é inflado, produzido, não é um crescimento real, porque, na prática, no dia a dia, as pessoas sentem a falta de ganho, percebem o custo elevado de vida.
“A relação entre o que as pessoas produzem de riqueza, de ganho, versus o custo de vida que elas têm, não tem como se esconder, fica explícito e perceptível a qualquer um. E, na prática, seja um comerciante ou uma pessoa que tenha emprego e que tenha algum tipo de variável, percebe que o comércio e a economia não estão pujantes”.
Então essa preocupação é coerente, é válida, avalia o economista. “Eu acho que do ponto de vista educacional é interessante ver que as pessoas estão tendo esse esclarecimento”.
Corano destaca que, infelizmente, a conduta monetária que está sendo praticada pelo governo federal faz com que todos os indícios nos levem a dias piores muito em breve. “Elevação da inflação, aumento da taxa de juros, maior desaquecimento econômico, menor investimento dado à política fiscal e assim por diante”.
Corano afirma que o nível de esclarecimento econômico da população brasileira vem crescendo gradativamente e é sabido que o item mais importante para o bem-estar das pessoas, mais determinante, que elege ou reelege candidatos, é sempre a economia.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NEIDE LIMA MARTINGO PEREIRA
nmartingo@gmail.com