Com mais de 400 colaboradores em sua fábrica em Campo Largo, na região de Curitiba, a Zanlorenzi Bebidas, especializada em sucos, chás, água de coco, vinhos e espumantes, vem ganhando destaque como marca empregadora local. Entre os seus principais projetos está o voltado para jovens aprendizes, que colabora com o início da vida profissional de estudantes do ensino médio e graduação.
A iniciativa, que existe há mais de 15 anos, já beneficiou mais de 200 jovens, de acordo com a gerente de Gente e Gestão da empresa, Sônia Porcel. Dentro desse número, algumas contratações ocorreram. “Temos coordenadores, operadores, analistas e gerentes que começaram como aprendizes, foram efetivados e são lideranças na empresa”, conta.
Filho de Peixe
Entre as exigências do programa, batizado de “Filho de Peixe, Peixinho é”, está que o jovem continue estudando durante o período de duração do contrato de trabalho, que é de um ano e meio. O acompanhamento junto às instituições de ensino acontece mensalmente e, nas áreas da empresa, de forma trimestral.
“Nosso foco está no desenvolvimento das pessoas. Estamos investindo em Programas de Qualificação Profissional, Desenvolvimento de Lideranças, Avaliações de Desempenho, Programa de Auxílio Educação, e o Programa Filho de Peixe, Peixinho é incorpora esses programas de desenvolvimento profissional”, explica a gerente.
O processo de seleção, inicialmente, era divulgado apenas internamente e tinha como público-alvo os filhos dos colaboradores, por isso o nome Filho de Peixe. “Hoje, além de divulgarmos amplamente, temos a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)”, explica Sônia.
O Filho de Peixe tem como objetivo a formação de mão de obra interna de forma qualificada. “Acreditamos nessa formação dentro de casa, na força da aprendizagem e no desenvolvimento pessoal e profissional. Todo o acompanhamento é voltado para que esse jovem atue na área em que seu perfil mais se adeque”, diz a gerente.
Sobre a Zanlorenzi
A história da Zanlorenzi teve início em 1942, com Carlos Zanlorenzi e sua esposa Júlia, em uma pequena produção familiar de vinhos. Até 1976, a fábrica, em Campo Largo (PR), concentrava em um único local as etapas de produção, armazenamento, distribuição e vendas. Naquele ano, a empresa expandiu suas operações com a aquisição do Paralelo 30, na Serra Gaúcha, em São Marcos (RS), para o processamento de frutas.
Em 2020, a companhia ampliou sua atuação no Nordeste, no Vale São Francisco, com uma base produtora em Lagoa Grande (PE). Dois anos depois, em 2022, inaugurou um polo industrial em Petrolina (PE), fortalecendo o processamento de uvas para sucos e vinhos e expandindo sua logística para atender Norte e Nordeste.
Em suas bases produtoras, a companhia investe em modernização. No RS, a empresa conta com uma das maiores estruturas de termovinificação do país, com mais de 200 tanques que podem estocar até 30M de litros e processar até 150K quilos de frutas/hora.
Das bases produtoras, o envase segue em um moderno parque fabril, com tecnologia de ponta que permite envasar com qualidade e velocidade de 58K garrafas/hora, isso em 3 linhas totalmente automatizadas. A linha asséptica é dedicada aos produtos não alcoólicos, mantendo o frescor e garantindo longa durabilidade em temperatura ambiente, eliminando a necessidade de adição de conservadores. Já nas linhas vidro produzimos os tradicionais vinhos, os premiados espumantes e o suco de uva integral.
A Zanlorenzi se destaca desde o plantio até a mesa do consumidor, sendo referência na produção de bebidas, em todo o território nacional e líder em diversas regiões. Hoje, com 7 marcas e mais de 50 rótulos, incluindo sucos, chás e água de coco Campo Largo, Vinho Campo Largo, Quinta do Rio Grande, Do Avô, Toro Centenário e Los Laburantes, Caballo Chileno e Espumante Lunar, é uma das maiores empresas do setor.
Toda essa operação, hoje, está sob o comando da terceira geração da família, com Giorgeo Zanlorenzi – presidente.
O portfólio completo da Zanlorenzi pode ser encontrado no site zanlorenzi.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MILENA CAMPOS FERREIRA
milena@v3com.com.br