Luciana Ventura, 32 anos, iniciou sua carreira como técnica em óptica aos 18 anos. Quando começou a trabalhar na rede de óticas Mercadão dos Óculos, se encantou pelo modelo de negócio e prometeu para si mesma que, um dia, teria sua própria franquia. Um ano e dez meses depois o sonho se realizou e hoje ela é dona não de uma, mas de cinco lojas da rede.
“Foi uma jornada de muitos desafios, mas realizadora. Meu marido, Fernando, que trabalhava na área farmacêutica, hoje trabalha comigo no Mercadão dos Óculos, me ajudando nessa expansão dos negócios”, comenta.
Vontade de empreender
Luciana conheceu a rede de óticas Mercadão dos Óculos pelas redes sociais. Na época, se candidatou para uma vaga na unidade de Palhoça (SC), mas não conseguiu a posição. Persistente, buscou uma indicação e pouco tempo depois conseguiu um emprego na unidade no centro de Florianópolis.
“Desde o início eu sabia que queria ter minha própria franquia do Mercadão dos Óculos. Eu comentei sobre essa aspiração durante minha entrevista inicial com os franqueados, que me apoiaram”, lembra. Dito e feito.
Expansão por SC
Quase dois anos depois, no dia 10 de dezembro de 2020, em plena pandemia, Luciana inaugurou a unidade do Mercadão dos Óculos, em Biguaçu (SC). “Foi muito desafiador por toda situação do momento, mas também porque as paredes da unidade são de vidro, tivemos de repensar o layout da loja”, comenta.
Em 2022, mais duas: Santo Amaro da Imperatriz e Bombinhas. Já em 2023 veio a franquia de Palhoça e, em 2024, a de Antônio Carlos, todas em Santa Catarina. “Eu cuido dos aspectos comerciais, desde recrutamento até treinamento de vendas e resolução de conflitos, enquanto o Fernando gerencia as finanças e assuntos jurídicos. Juntos, construímos um negócio de sucesso, baseado em nossa paixão pelo ramo óptico e no compromisso com o atendimento à comunidade”, diz.
Luciana ainda destaca que pensa em adquirir mais unidades da rede de óticas Mercadão dos Óculos nos próximos dois anos. “Tenho interesse de abrir outras unidades em Biguaçu e Bombinhas, ou em cidades vizinhas. Meu grande sonho é ter 10 lojas e eu vou conseguir”, finaliza.
Tecnologia e inovação
Todos os anos, o Mercadão dos Óculos investe em tecnologia. Está em fase de testes um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos.
Prêmios e certificações
Em 2023, o Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas. Além disso, o Mercadão dos Óculos recebeu o prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.
Como adquirir uma unidade
Para adquirir uma franquia da rede de óticas Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses.
Visite a página https://mercadaodosoculos.com.br/seja-um-franqueado/ e conheça as vantagens de ser um franqueado Mercadão dos Óculos.
Ficha técnica Super Fit (cidades com até 15 mil habitantes)
Investimento: R$ 150 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Capital de Giro: R$ 8 mil
Area média para instalação: 20m² a 25m²
Faturamento médio anual: R$ 600 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 10 meses a 13 meses
Ficha técnica Fit (cidades com até 30 mil habitantes)
Investimento: R$ 190 mil
Taxa de franquia: R$ 55 mil
Capital de Giro: R$ 12 mil
Área média para Instalação: 25m² a 45m²
Faturamento médio anual: R$ 800 mil
Lucro médio mensal: de 20% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 11 meses a 13 meses²
Ficha técnica Tradicional (cidades acima de 30 mil habitantes)
Investimento: a partir R$ 250 mil
Taxa de franquia: de 55 mil a 75 mil
Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil
Área média para Instalação: 40m² a 70m²
Tipo de negócio: Ótica
Ano de fundação: 2012
Ano de fundação do franchising: 2013
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 0
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento médio anual: R$ 1 milhão
Lucro médio mensal: de 18% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 13 meses a 18 meses
Sobre o Mercadão dos Óculos
O Mercadão dos Óculos é uma rede de óticas com mais de 750 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional. Em 2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para outras informações, acesse www.mercadaodosoculos.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEONARDO GUARISO
leonardo.guariso@gcomunicacao.com