Close Menu
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sábado, maio 10
EM DESTAQUE
  • Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data
  • Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian
  • Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães
  • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
  • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
  • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
  • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
  • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO
  • RECEITAS
  • AUTOMOTIVO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Nosso DiaJornal Nosso Dia
Home»FINANÇAS»Engajamento social e reputação, a equação necessária para o sucesso nos negócios
FINANÇAS

Engajamento social e reputação, a equação necessária para o sucesso nos negócios

30/08/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A filantropia tem suas raízes em uma tradição de assistencialismo. Aquele gesto que se apresenta em forma de caridade e que, muitas vezes, se contenta em aliviar, de maneira superficial, as carências que saltam aos olhos. Porém, se pretendemos falar seriamente de impacto social empresarial — aquele que, de fato, transforma, precisamos nos afastar das migalhas de bondade baseadas em suposições rasas sobre a comunidade que nos rodeia. O verdadeiro engajamento comunitário exige mais – demanda uma postura estratégica, enérgica, pensada e repensada, que ultrapassa a mera filantropia. Ele exige que mergulhemos no “S” do ESG, para entender que o social não é apenas um conceito, mas uma prática viva e necessária.

Compreender, preocupar-se e agir em prol da comunidade ao redor de sua empresa ou organização não é, nem de longe, um bilhete premiado para o paraíso. Esses, na verdade, são atos de pura e refinada inteligência corporativa. Não é sobre espalhar recursos de forma aleatória, como quem joga moedas na fonte dos desejos, esperando um milagre qualquer. Falo da construção de relações sólidas que ecoam benefícios para todas as partes envolvidas.

Essa proximidade é uma chave que abre portas para um leque de oportunidades no mundo dos negócios. Na comunidade é possível descobrir novos talentos, refinar o conhecimento do mercado e, até mesmo, encontrar formas de reduzir custos operacionais. Aliás, mais do que isso, essa conexão permite também o desenvolvimento de novos produtos e serviços, feitos sob medida para atender necessidades específicas daquele contexto. Isso podemos chamar, sem medo de errar ou ser piegas, de inovação guiada pelo social.

Ainda assim, a realidade brasileira nos mostra que muitas empresas permanecem relutantes em adotar uma postura de engajamento estratégico com a comunidade. É curioso, mas um levantamento realizado durante a 22ª edição do Fórum HR First Class escancara essa resistência. A falta de investimento em impacto social surge como a maior barreira, apontada por 41,3% dos executivos participantes, mas sabemos que não é só uma questão de dinheiro. O que está em jogo aqui é visão, ou melhor, em muitos casos, a ausência dela. As empresas que ainda não se deram conta da importância do social em ESG estão negligenciando, com uma certa teimosia, a oportunidade valiosa de construir uma reputação sólida e positiva.

Os benefícios do engajamento comunitário estratégico são claros e vão além do valor imediato. De acordo com um relatório da McKinsey & Company, as empresas que se destacam nos critérios ESG têm maior valor de mercado, refletem maior eficiência e melhoram seu relacionamento regulatório. Em outras palavras, ao investir em relacionamentos comunitários, as empresas não apenas fortalecem sua reputação, mas também colhem frutos em termos de performance econômica.

Mas para que esse engajamento seja verdadeiramente transformador é essencial escutar a comunidade, respeitar seus valores e tradições, e, acima de tudo, amplificar as vozes, principalmente aquelas que moldam o dia a dia desse tecido social. O engajamento comunitário não é um capricho passageiro, muito menos um modismo de ocasião. É uma necessidade estratégica de sobrevivência e relevância. Aqueles que abraçam essa jornada estão assumindo o papel de protagonistas de um futuro mais justo, sustentável e inclusivo para todos. E é bom lembrar: empresas e organizações não são ilhas isoladas, mas partes intrínsecas da comunidade em que estão inseridas. Ignorar essa verdade é perder o próprio sentido de existir. Existimos em rede e é nela que nos inspiramos e apoiamos para construir um amanhã melhor.
 
Sobre Luciana Zanini:
Com uma trajetória de destaque no mundo corporativo, Luciana Zanini ocupa, atualmente, a posição de Diretora Financeira e Administrativa no INHOTIM. Sua jornada é marcada por uma profunda compreensão e experiência nas áreas de finanças, mercado de capitais, relações com investidores e governança corporativa. Zanini possui visão humanizada das finanças e cultiva a filosofia de que o valor fundamental de uma organização se reflete em seu capital humano. Entre as experiências estão as passagens pelo Itaú BBA, EY, Bloom Energy, Fialho Salles Advogados, LOG Commercial Properties e Seven Capital. Com um MBA pela Tuck School of Business at Dartmouth, possui robusta expertise em finanças e negócios.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUELLEN DE OLIVEIRA SILVA
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Adesivo Hotmelt Acrílico UV: solução sustentável e de alta performance

04/09/2024

Henkel destaca soluções avançadas para o setor de mineração na Exposibram 2024

04/09/2024

Artesanato fomenta cultura e gera renda em Jequitibá, a ‘Capital mineira do folclore’

04/09/2024
EM DESTAQUE

É possível ter saúde financeira mesmo diante de um empréstimo?

10/10/20240

Maternidade da zona Leste de SP utiliza dispositivo inédito no país para controle de hemorragia pós-parto

16/04/20241

Para ampliar atuação em Seguro de Vida, Alper realiza aquisição de corretora especializada

07/04/20250

Governo de SP participa de feira mundial de frutas e verduras

17/04/20241

Kidy apresenta coleção Inverno 2025 na BFShow, em São Paulo

07/11/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Jornal Nosso Dia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.