O tempo foi o maior aliado de Tom Cavalcante desde a chegada ao comando do “Acerte ou Caia”, que estreou recentemente na grade da Record. Assim que teve seu primeiro contato com os detalhes e a mecânica do game show, o apresentador entendeu que estava diante de um projeto complexo. “Levei três meses para entender o programa (risos)”, brinca. De acordo com Tom, para o público de casa, a produção conta com uma dinâmica simples ao longo da competição. Os bastidores, no entanto, geram um trabalho extra ao humorista. “Aos olhos do público, o programa é fácil de assistir, flui bem. No entanto, para os bastidores, há segredos e mecânicas que são minuciosos. Tem muita particularidade para o apresentador e a equipe compreender. São muitas situações”, afirma.
A produção é um clássico game show de perguntas e respostas. A cada episódio, 11 celebridades disputam um prêmio que pode chegar a R$ 300 mil. O telão mostra a foto de um dos famosos, que começa o jogo como líder. Os outros participantes se posicionam atrás das moedas enumeradas de 1 a 10. O líder desafia um dos adversários para um duelo. Cada um tem 30 segundos para responder uma pergunta sobre conhecimentos gerais: quem errar, cai no buraco. O duelo só termina quando um dos dois cair. “É um formato que oferece muita emoção. Temos lágrimas, risadas… A gente se surpreende. São R$ 300 mil em disputa. Essa cifra que mexe com a emoção de qualquer um”, ressalta.
A produção é inspirada no formato argentino “Still Standing”. Antes de seu juntar ao time do programa, Tom foi conhecer o game show dos hermanos. “Nunca tinha acompanhado a produção. Quando vi o programa feito na Argentina, logo percebi que tinha pegada para chamar a atenção do público”, explica o apresentador, que encarou uma série de reuniões para deixar o formato dentro do perfil do público brasileiro. “A cada gravação, a gente sentava e discutia como melhorar o rendimento da competição. Foi um trabalho gigante de uma força-tarefa”, completa.
O “Acerte ou Caia” não marca apenas o reencontro de Tom com a Record, onde ficou no ar até 2011. Ele também volta a exercer seu lado apresentador diante das câmeras. A trajetória na apresentação começou ainda no Ceará, onde o humorista chegou a apresentar o jornal local e, logo depois, um programa sobre o mundo da agricultura. Na Record, ele também apresentou o programa de auditório “Show do Tom”. “Trago uma bagagem de mais de 40 anos. É uma surpresa agradável encarar mais uma vez esse lado apresentador. No ‘Acerte ou Caia’, sou o apresentador, mas também sou o homem show. Trago toques do humor. Juntou esses dois lados: o entretenimento e a comédia”, aponta.
“Acerte ou Caia” – Domingo, às 14h, na Record.
Caminhos dramáticos
Ao longo de sua trajetória na televisão, Tom Cavalcante colecionou uma série de amigos. E são justamente essas pessoas que inspiram o apresentador a cada dia no estúdio do “Acerte ou Caia”. Tom, que é conhecido pelos personagens de humor, buscou referência em grandes nomes da televisão brasileira. “A tevê brasileira tem grandes apresentadores. Isso influencia de alguma forma. Como comediante, essas observações entram por osmose em mim. Pode ter algo do Faustão, do Silvio Santos ou do Faro (Rodrigo). Mas tudo com a minha assinatura junto”, pondera.
Instantâneas
# Recentemente, Tom Cavalcante também estreou a quarta temporada de “Dra Darci”, que vai ao ar no Multishow.
# Ele também pode ser visto na série “Os Parças”, que chegou ao Globoplay.
# Antes de estrear no “Acerte ou Caia”, Tom retornou à Record para comandar o especial de fim de ano “Família Record”.
# Tom também gravou a quarta temporada de “LOL: Se Rir, Já Era!”, original Prime Vídeo, que ainda não tem data de estreia prevista.
TOM CAVALCANTE, apresentador do “Acerte ou Caia”, da Record , por Caroline Borges | TV Press