A ENGIE Brasil Energia concluiu a modernização dos sistemas eletroeletrônicos da Usina Hidrelétrica de Miranda, localizada no município de Indianópolis, em Minas Gerais. A atualização visa aumentar a confiabilidade e a segurança operacional da usina. Ao todo, foram aproximadamente R$ 37 milhões investidos nas melhorias.
A inovação também tem papel de destaque na Usina de Miranda: desde 2018, o local é operado remotamente pelo Centro de Operação da Geração, localizado em Florianópolis (SC). Para continuar o monitoramento de forma segura e efetiva, a supervisão dos pontos da usina e a capacidade de controle foram melhorados, com a modernização dos seguintes sistemas: Sistema Digital de Supervisão e Controle das Unidades Geradoras, Serviços Auxiliares, Vertedouro e Subestação, Sistema de Proteção e Oscilografia, Sistema de Excitação e Sistema de Regulação de Velocidade Digital e Hidráulico das Unidades Geradoras, além dos Serviços Auxiliares de Corrente Alternada e Corrente Contínua, Drenagem e Esgotamento.
“As melhorias trouxeram ainda mais confiabilidade, com incremento dos indicadores e redução das indisponibilidades. Este movimento traz mais segurança para o sistema como um todo, reforçando o papel fundamental das hidrelétricas no fornecimento de energia para todo o Brasil”, comenta Welviston Marques Silva, gerente da Usina Hidrelétrica de Miranda. O ativo foi integrado ao parque gerador da ENGIE Brasil Energia em 2017 e tem capacidade instalada de 408 MW, capaz de abastecer, em média, 800 mil habitantes.
Usina de Miranda abre as portas para a comunidade
Como oportunidade para a comunidade conhecer o ativo após a conclusão do processo de modernização, a Usina Hidrelétrica de Miranda conta com o Programa de Visitas. Qualquer pessoa pode saber mais sobre o funcionamento do ativo, conhecer sua história e as melhores práticas realizadas no local. Além disso, a ENGIE Brasil Energia promove visitas guiadas à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Jacob, área de preservação permanente do Cerrado administrada pela usina. Para agendar, basta entrar em contato via telefone: 0800 101 0123 (abrangência nos estados de São Paulo e Minas Gerais).
Sobre a ENGIE
A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 97.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2023: 82,6 bilhões de Euros.
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui 11 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.
A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.
A ENGIE teve no país em 2023 um faturamento de R$ 11,7 bilhões. Contando com 2.800 colaboradores, a companhia recebeu em maio de 2024 a certificação Great Place to Work, um reconhecimento que valida o compromisso contínuo da empresa de criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para todos.
A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).
Informação para Imprensa | Edelman Brasil | engie@edelman.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELISA DESTRO DE OLIVEIRA
elisa.destro@hotmail.com