O mundo dos negócios vem mudando. Atualmente, ao contrário do consenso que se tinha no passado, o sucesso de uma empresa não é mensurado apenas em função do lucro. Outros fatores vêm pesando na balança, na medida em que as organizações lidam com stakeholders, cenários e interesses cada vez mais diversos. É por isso que avaliar e ajustar os indicadores de desempenho, os KPIs, é fundamental à sustentabilidade do negócio. “Quem não faz isso corre o risco de administrar a empresa e seus impactos sob medidas e métricas ultrapassadas”, diz Edgar Garcia Vice-Presidente da UiPath para a América Latina. A UiPath é uma empresa líder em automação de negócios e software de Inteligência Artificial (IA).
Para o executivo, a automação e análise de dados, ao lado da IA Generativa (GenAI) têm papel importante na empreitada. O processamento de dados aumenta exponencialmente, ano a ano, criando um repertório imenso de informações estratégicas ao plano diretor das empresas desde que organizadas e interpretadas corretamente. “Para conseguir isso, é preciso que se faça uma análise de ponta a ponta em fluxos de trabalho, por meio de soluções que forneçam insights e facilitem às empresas rastrear e avaliar o ROI empregado em inovações e estratégias futuras. A automação e IA são ferramentas para este processo”, diz.
De acordo com a sétima pesquisa anual e global da MIT Sloan Management Review, realizada com 3 mil gestores, 70% dos entrevistados, ou sete em cada dez, concordam que melhorar os KPIs, e não apenas o desempenho deles, é essencial ao sucesso dos negócios. O mesmo levantamento afirma que para 90% dos entrevistados que utilizam a IA para este fim (34% da amostra), os indicadores melhoraram, levando geralmente a mais eficiência e maior retorno ao tornarem-se mais alinhados aos objetivos organizacionais, impactando positivamente colaboradores e clientes.
KPIs mais precisos e personalizados
Para a UiPath, um painel de desempenho orientado a dados aumenta a visibilidade de processos do negócio, permitindo, entre outras funções, o monitoramento de atividades em tempo real, na supervisão operacional aprimorada; o reconhecimento de erros comuns; a resolução antecipada de problemas, por meio de alertas customizáveis, que geram e mantêm a eficácia às operações, dentro das expetativas traçadas. “A IA e a automação são poderosas à sustentação e avaliação de padrões de desempenho”, diz Edgar.
A plataforma de automação de negócios UiPath oferece estes recursos, incluindo gráficos de linha do tempo que projetam tendências de performance, com filtros adaptativos que ajudam os profissionais a enxergarem passado e futuro e a definirem dados e indicadores mais relevantes à empresa. “Isso permite à empresa rastrear suas ações bem-sucedidas e vinculá-las de maneira mais clara e objetiva aos resultados, estabelecendo KPIs mais específicos, precisos e personalizáveis”, diz.
A pesquisa da MIT Sloan Management Review afirma que à medida que os indicadores habituais se tornam estáticos e desatualizados, seu valor como bússola ao alcance das metas organizacionais gradativamente cai. Ou seja, melhorar o desempenho sem melhorar os KPIs cria risco competitivo. “O painel de desempenho orientado a dados também contribui para aumentar a confiança dos investimentos da empresa em tecnologias como a automação e a IA, o que leva ao desenvolvimento de novos recursos aumentando a eficiência e produtividade da organização, em um ciclo virtuoso”, completa Edgar.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Gisele de Cassia Berto Cabrera
gisele@elaboreestrategia.com.br